terça-feira, 1 de março de 2011

devocional diário 1 de março de 2011

Texto: Romanos 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

Contexto: O texto do nosso devocional de hoje está inserido na epístola do apóstolo Paulo aos cristãos em Roma e em todo o mundo, escrita em 57 d.C., em Corinto, quando Paulo preparava sua visita a Jerusalém. O propósito desta epístola era apresentar Paulo aos romanos e sintetizar a mensagem do apóstolo, antes de sua chegada a Roma.
Romanos é a maior, mais rica e mais abrangente declaração da parte de Paulo sobre o evangelho.
Suas declarações condensadas sobre verdades imensas, quando entendidas pelo Espírito, elas voam pela mente e pelo coração até encherem o horizonte do indivíduo e moldarem a sua vida.

A Epístola aos Romanos pode ser estudada assim:
1. Em que acreditar (1:1 – 11:36);
Paulo estabeleceu os fundamentos da fé cristã de forma clara - todos somos pecadores; JESUS morreu para que nossos pecados fossem perdoados; a fé em CRISTO nos torna justos perante DEUS e proporciona uma nova vida e um novo relacionamento com ELE.
Como uma equipe de esportistas que constantemente lembra seus objetivos, receberemos imensa ajuda em nossa fé quando não nos afastarmos dos fundamentos dela. Nunca teremos dúvida sobre em quem devemos acreditar se estudarmos cuidadosamente a carta aos Romanos.

2. Como devemos nos comportar (12:1 – 16:27).
Paulo deu diretrizes práticas e claras aos cristãos de Roma. O cristianismo não é uma teologia abstrata, desligada da vida, mas tem implicações práticas que influem em nosso comportamento cotidiano. Não basta conhecer o evangelho; devemos deixar que ele transforme nossa vida e que DEUS interfira em todos os aspectos dela.

Esta epístola nos alerta que, precisamos ter em mente a dupla realidade da vida cristã: Por um lado, estamos completamente em CRISTO (nossa aceitação por parte de DEUS está garantida), por outro lado, estamos crescendo em CRISTO (estamos nos tornando cada vez mais semelhantes a ELE). Desfrutamos da posição de reis e sacerdotes, mas também temos os deveres de escravos. Sentimos tanto a presença de CRISTO como a pressão do pecado. Gozamos da paz por estarmos reconciliados com DEUS, mas ainda enfrentamos problemas cotidianos, que muitas vezes nos ajudam a crescer. Lembrando os dois lados da vida cristã, não devemos desanimar frente as tentações e os problemas, pois aprendemos a depender do único poder disponível para nós; o que vem de CRISTO e vive em nós pelo ESPÍRITO SANTO.

Contextualização: Paulo está afirmando que fomos sepultados com o SENHOR na morte pelo batismo.
O batismo em água é a cerimônia de sepultamento para o “velho homem”, bem como a cerimônia de inauguração para a nova pessoa em CRISTO. Como tal, o batismo proclama que aqueles que estão unidos com CRISTO morreram para o pecado.
O pecado sempre é apresentado como a força impulsionadora que produz atos pecaminosos e é personificado como um capataz tirânico, que exige domínio e que precisa ser resistido.
Vida espiritual continua inexistindo quando apenas entramos secos e saímos molhados no tanque batismal.

Isto me faz crer e entender que se somos cristãos de verdade, e se JESUS CRISTO é o nosso SENHOR, então, com toda a certeza, sem nenhuma sombra de dúvida; o velho homem morreu, foi sepultado e ressuscitou uma nova pessoa em CRISTO, vive e anda em novidade de vida.
Se o amado leitor se enquadra nesta afirmação, parabéns para você e louvado seja o SENHOR!
Caso não esteja enquadrado nesta afirmação, quero te ajudar em Nome do SENHOR, entre em contato comigo através do link: “fale com o bispo” neste site.

Oremos: Querido DEUS e PAI, quero te louvar por todos que morreram, ressuscitaram, vivem e andam em novidade de vida. E te pedir que salve todos que neste momento querem morrer, ressuscitar, viver e andar em novidade de vida como novas criaturas em CRISTO JESUS. AMÉM!



Nenhum comentário: