quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

devocional diário 2 de fevereiro de 2011

TEXTO: Romanos 7:24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.

CONTEXTO...
O texto do nosso devocional de hoje está inserido na epístola do apóstolo Paulo aos cristãos em Roma e em todo o mundo, escrita em 57 d.C., em Corinto, quando Paulo preparava sua visita a Jerusalém. O propósito desta epístola era apresentar Paulo aos romanos e sintetizar a mensagem do apóstolo, antes de sua chegada a Roma.
Romanos é a maior epístola, mais rica e mais abrangente declaração da parte de Paulo sobre o evangelho. Suas declarações condensadas sobre verdades imensas, quando entendidas pelo Espírito, elas voam pela mente e pelo coração até encherem o horizonte do indivíduo e moldarem a sua vida.

A Epístola aos Romanos pode ser estudada assim:
1. Em que acreditar (1:1 – 11:36);
Paulo estabeleceu os fundamentos da fé cristã de forma clara - todos somos pecadores; JESUS morreu para que nossos pecados fossem perdoados; a fé em CRISTO nos torna justos perante DEUS e proporciona uma nova vida e um novo relacionamento com ELE.
Como uma equipe de esportistas que constantemente lembra seus objetivos, receberemos imensa ajuda em nossa fé quando não nos afastarmos dos fundamentos dela. Nunca teremos dúvida sobre em quem devemos acreditar se estudarmos cuidadosamente a carta aos Romanos.

2. Como devemos nos comportar (12:1 – 16:27).
Paulo deu diretrizes práticas e claras aos cristãos de Roma. O cristianismo não é uma teologia abstrata, desligada da vida, mas tem implicações práticas que influenciam nosso comportamento cotidiano. Não basta conhecer o evangelho; devemos deixar que ele transforme nossa vida e que DEUS interfira em todos os aspectos dela.

Esta epístola nos alerta que, precisamos ter em mente a dupla realidade da vida cristã: Por um lado, estamos completamente em CRISTO (nossa aceitação por parte de DEUS está garantida), por outro lado, estamos crescendo em CRISTO (estamos nos tornando cada vez mais semelhantes a ELE).
Desfrutamos da posição de reis e sacerdotes, mas também temos os deveres de escravos. Sentimos tanto a presença de CRISTO como a pressão do pecado. Gozamos da paz por estarmos reconciliados com DEUS, mas ainda enfrentamos problemas cotidianos, que muitas vezes nos ajudam a crescer. Lembrando os dois lados da vida cristã, não devemos desanimar frente as tentações e os problemas, pois aprendemos a depender do único poder disponível para nós; o que vem de CRISTO e vive em nós pelo ESPÍRITO SANTO.

Paulo mostra que a lei é impotente para salvar o pecador. O pecador é condenado pela lei; aqueles que observam a lei não conseguem cumpri-la completamente. Mais uma vez, Paulo declarou que a salvação não pode ser alcançada pela obediência à lei. Não importa quem somos, somente JESUS CRISTO pode nos libertar e salvar.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
O texto de hoje, está inserido dentro do capítulo sete da epístola aos romanos, onde Paulo além de descrever um profundo conflito que todo crente encontra em sua vida em CRISTO: CRISTO habita nele e, no entanto, o pecado também habita nele. Paulo descreve também a si mesmo e todos os crentes em geral que, embora em CRISTO livres da condenação da lei, ainda não cumprem de modo perfeito os requisitos da lei.

E, no texto de hoje, em reconhecimento ao seu estado e futuro, Paulo, o grande apóstolo, o homem que teve visões e revelações do SENHOR, o homem que foi arrebatado até ao terceiro céu e ouviu palavras inefáveis, faz uma auto-análise, que serve de alerta para todos nós:
Em primeiro lugar, ele afirma o que precisamos declarar diariamente: "Desventurado homem que sou!"
Ao usar este adjetivo desventurado, ele está afirmando – Eu sou um desgraçado, sem sorte, sem destino, sem felicidade, correndo risco e perigo. Se Paulo sentia-se assim, como devemos nos sentir?
Todas as vezes que pensarmos, sentirmos, desejarmos, agirmos, reagirmos de maneira reprovada pelo SENHOR, semelhantemente a Paulo, devemos fazer a mesma afirmação: "Desventurado homem que sou!"

Em segundo lugar, baseado em sua vida desventurada, ele questiona: "Quem me livrará do corpo desta morte?"
Esse não é um grito de desespero, porquanto Paulo sabe a resposta e a fornece no versículo seguinte.
Paulo está se referindo ao corpo físico, visto como o meio pelo qual o pecado se expressa. O desejo que Paulo comentou aqui não era pela morte como tal, mas pelo livramento que, se consumará na ressurreição.

Em terceiro lugar, não com um espírito de soberba, orgulho ou vaidade, mas como a única e melhor solução, Paulo responde a pergunta anterior - "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado."
Paulo aprovava totalmente a boa lei de DEUS e, no entanto, “na carne” ele se reprovava.
A nova vida no ESPÍRITO é experimentada por indivíduos, na mente, no corpo e no espírito, os quais continuam a estampar os sinais do pecado.

Nunca devemos esquecer que somos desventurados até se consumar a ressurreição; e só existe um que pode nos livrar do corpo desta morte – O SENHOR JESUS CRISTO, GRAÇAS A DEUS.

OREMOS: Obrigado SENHOR DEUS e PAI que nos enviaste seu FILHO JESUS CRISTO para livrar todos os desventurados do corpo da morte. Amém!


Nenhum comentário: