quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

devocional diário 1 de fevereiro de 2011

TEXTO: Colossenses 1:9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;
10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;

CONTEXTO...
O texto de hoje, está inserido na epístola escrita pelo apóstolo Paulo para a igreja em Colossos, uma cidade na Ásia Menor, e também para todos os crentes, em todos os lugares, aproximadamente em 60 d.C., durante a prisão de Paulo em Roma.
O propósito desta epístola foi combater os erros na igreja e mostrar que os crentes têm tudo o que precisam em CRISTO.

A igreja havia sofrido a infiltração de um relativismo religioso, com alguns crentes tentando combinar elementos do paganismo e da filosofia secular com a doutrina cristã. Paulo confronta estes falsos ensinos e afirma a suficiência de CRISTO.

Esta epístola pode ser dividida da seguinte forma:
1. O que CRISTO fez (1:1 – 2:23).

2. O que os cristãos devem fazer (3:1 – 4:18).

Nesta carta, Paulo ensina claramente que CRISTO pagou pelos nossos pecados, reconciliou-nos com DEUS e dá-nos o padrão e o poder para crescermos espiritualmente. Por CRISTO ser a imagem exata de DEUS, quando aprendemos como ELE é, vemos o que precisamos nos tornar. Uma vez que CRISTO é SENHOR sobre toda a criação, devemos coroá-lo SENHOR sobre a nossa vida. Uma vez que CRISTO é a cabeça do corpo, sua Igreja, devemos nutrir a nossa conexão vital com ELE. 

Paulo estava expondo uma heresia que havia na igreja de Colossos e que era semelhante ao gnosticismo. Os gnósticos estimavam o acúmulo de conhecimento, mas Paulo mostrou que o conhecimento sozinho é vazio. Para que o gnosticismo fosse válido, deveria levar as pessoas a uma vida transformada e a um viver correto.

Sua oração pelos colossenses tinha duas dimensões:
Primeira, que eles pudessem ter um completo entendimento do que DEUS desejava fazer em suas vidas e que pudessem ser sábios, tendo a sabedoria espiritual, e;
Segunda dimensão, que continuamente fizessem coisas boas e gentis aos outros, e aprendessem a conhecer a DEUS cada vez melhor. O conhecimento não deve ser apenas acumulado; ele deve nos dar a correta direção na vida.
Paulo queria que os colossenses fossem sábios, mas queria também que usassem seu conhecimento. O conhecimento de DEUS não é um segredo que somente alguns podem descobrir: está aberto a todos. DEUS quer que aprendamos mais a seu respeito e também que coloquemos a fé em prática ajudando os outros.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
O texto de hoje me faz refletir, e convido aos estimados leitores que me acompanhem sobre as seguintes questões:
Primeira, o que temos ouvido sobre outros crentes, outras igrejas? Eu, por exemplo, tenho ouvido muitas coisas desagradáveis que denigrem a nossa imagem, devido maus testemunhos.

Segunda questão, a partir do momento que soubemos sobre outros crentes e outras igrejas, começamos a orar por eles? Infelizmente, a maioria de nós, aproveita para criticar, colocando-nos como diferentes “deles”.

Terceira questão, o que temos pedido a DEUS por eles? Frequentemente nos desculpamos por não conhecermos os devidos “irmãos”, razão pela qual não oramos, mas criticamos.
Paulo orava fielmente por eles. Suas orações nesta epístola nos ensinam como orar pelos outros, quer conheçamos ou não, em vez de criticá-los.
Podemos pedir a DEUS que:
1. Sejam gratos pela fé e pela transformação de suas vidas, (1:3);
2. Ajude-os a compreender o que DEUS quer que façam, (1:9);
3. Conceda-lhes um profundo entendimento espiritual, (1:9);
4. Ajude-os também a viverem para DEUS, (1:10);
5. Conceda-lhes maior conhecimento de si mesmo, (1:10);
6. Conceda-lhes forças para perseverarem, (1:11);
7. Encha-os de alegria, força e gratidão, (1:11).

Agora, não temos mais desculpas, em vez de criticarmos “aqueles” que estão dando mau testemunho, oremos baseados neste modelo de Paulo aos colossenses.

OREMOS: AMADO E QUERIDO PAI, perdoa-nos a negligência de orar pelos que necessitam, e o pecado de criticá-los em nome do SENHOR JESUS. Amém!



Nenhum comentário: