sábado, 12 de fevereiro de 2011

devocional diário de 12 de fevereiro de 2011

TEXTO: Efésios 6:5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,
6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus;
7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens,
8 certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.

CONTEXTO...
O texto do devocional de hoje está inserido na epístola de Paulo aos efésios, escrita à igreja de Éfeso e aos crentes de toda a parte em todas as épocas, aproximadamente no ano 60 d.C., durante o período em que Paulo esteve em Roma.
Esta carta não foi escrita para enfrentar qualquer heresia ou problema nas igrejas. Foi enviada por Tíquico para fortalecer e encorajar a fé cristã das igrejas daquela região, e explicar a natureza e o propóstio da igreja, o corpo de CRISTO.

Paulo havia passado três anos na igreja de Éfeso; portanto, era muito amigo de seus membros.
Paulo encontrou-se com os anciãos da Igreja em Éfeso, em Mileto (Atos 20:17-38) – um encontro permeado de grande tristeza, Paulo acreditava estar visitando seus companheiros talvez pela última vez.

Esta epístola pode ser entendida e estudada assim:
1. Unidade em CRISTO (1:1 – 3:21)
2. Unidade no corpo de CRISTO (4:1 – 6:24)

Os escravos desempenhavam um papel significativo nesta sociedade. Havia milhões deles no Império Romano nesta época. Pelo fato de muitos escravos e seus donos terem se tornado cristãos, a igreja precisava tratar de forma direta a questão do relacionamento entre eles. A declaração de Paulo não condena nem se mostra favorável à escravidão. Antes, orienta os senhores e os escravos sobre como viverem juntos em lares cristãos. Nos dias de Paulo, as mulheres, as crianças e os escravos tinham poucos direitos. Na igreja, contudo, tinham a liberdade que a sociedade lhes negava. Paulo admoesta os maridos, os pais e os senhores a serem cautelosos e cuidadosos.

As instruções de Paulo encorajam a responsabilidade e a integridade no trabalho. Os empregados cristãos devem desempenhar as suas tarefas como se o próprio SENHOR JESUS CRISTO estivesse supervisionando o seu trabalho.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Nós, os que nascemos de novo, que somos novas criaturas e discípulos do SENHOR, neste assunto sobre relacionamento patrão e empregado, precisamos ser equilibrados, evitando os extremos da idolatria ao patrão, colocando-o acima de todos e tudo, por causa do emprego, ou do salário; nem tampouco, podemos tratá-lo com indiferença, desrespeitando-o, e negligenciando os conselhos de Paulo.
 
Paulo orienta aos empregados que obedeçam ao seu patrão com temor e tremor.
O que significam estas palavras: TEMOR e TREMOR?
TEMOR:
Sentimento de profundo respeito e obediência.

TREMOR:
Sentimento de apreensão diante de algo que se julga perigoso.

Vejamos como fica o texto substituindo temor e tremor pelos sinônimos – “Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com sentimento de profundo respeito e obediência e de apreensão diante de algo que se julga perigoso”.

Paulo aconselha que nosso trabalho seja com muita   sinceridade de coração, como se o SENHOR estivesse no lugar de nosso patrão.

Paulo recomenda mais essência do que aparência. Muitos estão fazendo quando o patrão vê, não porque é trabalhador fiel e sincero.

Paulo aconselhou aos empregados da igreja em Éfeso que serve também para nós: fazer de coração, de boa vontade.
  
Paulo encerrar este conselho garantindo que, se cada um fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.

Devemos lembrar que a despeito da pessoa para quem trabalhamos, nosso maior objetivo deverá ser sempre agradar a nosso PAI que está no céu.

Medite nestas questões:
Pode-se confiar que você fará o melhor de si, mesmo quando seu patrão ou chefe não estiver por perto?

Você trabalha arduamente e com entusiasmo sem se escravizar?

OREMOS: Querido DEUS e PAI, ajuda-nos sermos trabalhadores conforme a tua PALAVRA, para que possamos te agradar, e também ganharmos nossos patrões para o REINO DE DEUS através do nosso testemunho em nome de JESUS. Amém!

Nenhum comentário: