quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

devocional diário 23 de fevereiro de 2011

TEXTO: JOÃO 14:13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 
14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido no capítulo 14 do evangelho de João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, o apóstolo apelidado de “filho do trovão”.
João escreveu este evangelho aproximadamente em 85 – 90 d.C., depois da destruição de Jerusalém, antes do exílio de João na ilha de Patmos.
Este evangelho foi escrito para os novos cristãos e não cristãos, com o propósito de comprovar que JESUS é o filho de DEUS e que todo aquele que NELE crê tem a vida eterna.

O EVANGELHO DE JOÃO ESTÁ DIVIDIDO ASSIM:
1. O Nascimento e a preparação de JESUS, O FILHO DE DEUS (1:1 – 2:12);

2. A Mensagem e o ministério de JESUS, O FILHO de DEUS (2:13 – 12:50);

3. A Morte e a ressurreição de JESUS, O FILHO DE DEUS (13:1 – 21:25).

CONTEXTUALIZAÇÃO...
A oração é semelhante a mão, possui cinco dedos que servem para agarrar e segurar as promessas de Deus:
O primeiro dedo da mão chamada Oração é a Confissão – I João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 
Este precisa ser o primeiro dedo, pois em pecado, não conseguimos que as promessas de Deus se cumpram.

O segundo dedo da mão chamada Oração é a Súplica / Petição / Intercessão – Jó 42:8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 
Quando suplicamos, intercedemos, pedimos pelos outros, Deus nos abençoa, conforme o texto lido.

O terceiro dedo da mão chamada Oração é a Meditação – Salmo 19:14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu! 
Quando meditamos, estamos nos submetendo a exame interior baseado na Palavra de Deus, e isto é Oração!

O quarto dedo da mão chamada Oração é a Contemplação – Salmo 27:4 Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. 
Você tem contemplado a formosura do Senhor, e as suas obras quando ora?
   
O quinto dedo da mão chamada Oração é a Adoração – I Crônicas 16:29 Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios; adorai o SENHOR na beleza da sua santidade. 

Amanhã, continuaremos este assunto.

OREMOS: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém! 

Nenhum comentário: