domingo, 20 de fevereiro de 2011

devocional diário 20 de fevereiro de 2011

TEXTO: MATEUS 5:37 Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido no contexto do evangelho de Mateus.
Mateus (também conhecido como Levi), era um judeu, coletor de impostos, que se tornou um dos discípulos de JESUS.
O evangelho de Mateus estabelece uma relação entre o Antigo e o Novo Testamento, por causa da ênfase que dá ao cumprimento das profecias messiânicas.
Mateus escreveu especialmente para os judeus, aproximadamente 60 – 65 d.C.
O evangelho de Mateus é repleto de expressões messiânicas (por exemplo, “Filho de Davi” é usado diversas vezes). Esse evangelho não contém um relato cronológico, seu propósito é apresentar a evidência de que JESUS é o MESSIAS, o SALVADOR.

O Evangelho de Mateus está dividido assim:
1. O Nascimento e a Preparação de JESUS, O REI (1:1 – 4:11);

2. A Mensagem e o Ministério de JESUS, O REI (4:12 – 25:46);

3. A Morte e a Ressurreição de JESUS, O REI (26:1 – 28:20).

Os juramentos eram comuns, mas JESUS disse a seus seguidores para não jurar, a palavra deles deveria ser o bastante.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Hoje em dia está difícil se encontrar pessoas que sua palavra tenha crédito, mas existem! Eu zelo muito por isso.

Credibilidade diante dos homens e de DEUS é algo muito valioso.
Certa vez alguém me disse que não precisava preocupar-me com aquela situação porque eu tinha crédito. Respondi: Tenho crédito contigo e com qualquer um porque sempre cumprir com os meus compromissos.

As expressões: “Eu prometo ou eu juro” não devem ser usadas para convencer ninguém pelas seguintes razões:
Primeira, nos versículos 33 até 36 o SENHOR JESUS ensina que não devemos utilizá-las, nem qualquer outro argumento que não sejam, sim, sim; não, não.
Isto tinha que ser mais do que suficiente, mas infelizmente, não era e não tem sido.

Segunda razão, quando utilizamos estas ou quaisquer outras palavras ou expressões para que creiam em nós, significa que não temos crédito.

Terceira razão, quando não temos crédito, não será com expressões influenciadoras, juramentos e promessas que conseguiremos, mas sim, vivendo, fazendo e sendo alguém que poucas palavras como: Sim, sim; não, nos abrem as portas em qualquer lugar em todo o tempo.

OREMOS: SENHOR, por considerar este assunto de suma importância, ajuda-nos para que nem precisemos falar a fim de convencer as pessoas em nome do SENHOR JESUS. Amém!



Nenhum comentário: