quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

devocional diário de 17 de fevereiro de 2011

TEXTO: GÁLATAS 4:18 É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco,
19 meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido na epístola de Paulo aos gálatas.
Paulo escreveu esta epístola no ano 49 d.C. aproximadamente em Antioquia, antes do Concílio de Jerusalém, para as igrejas do sul da Galácia fundadas na sua primeira viagem missionária (incluindo Icônio, Listra e Derbe) e também para os cristãos de toda parte em todas as épocas.

Esta epístola foi escrita com os seguintes propósitos:
1. Refutar os judaizantes (que ensinavam que os crentes gentios deveriam obedecer à lei judaica a fim de se salvarem);
2. Responder aos ataques dos falsos mestres;
3. Defender seu apostolado e a autoridade do evangelho;
4. Conclamar os cristãos à fé e à liberdade em CRISTO, livres da lei e do poder do pecado, para servir ao nosso SENHOR, que é vivo e presente.

Os gálatas estavam começando a trocar a fé pelo legalismo. A luta entre o evangelho e o legalismo ainda hoje permanece como uma questão relevante. Atualmente, muitos gostaríamos de que voltássemos a tentar alcançar o favor divino pela obediência a rituais ou a uma série de regulamentos. Por sermos cristãos, não estamos mais tolhidos, pois fomos libertos. Para preservar essa liberdade, devemos permanecer próximos a CRISTO e resistir a qualquer grupo ou pessoa que esteja fomentando maneiras sutis de alcançar a salvação.

O Esboço da epístola aos gálatas é o seguinte:
1. A autenticidade do evangelho (1:1 – 2:21);

2. A superioridade do evangelho (3:1 – 4:31);

3. A liberdade do evangelho (5:1 – 6:8).

Paulo guiou muitas pessoas a CRISTO e ajudou-as a amadurecer espiritualmente. Talvez uma das razões de seu sucesso tenha sido a preocupação que sentia por seus filhos espirituais. Ele comparava a dor da infidelidade à dor do nascimento. Devemos ter esse mesmo intenso cuidado. Ao levar pessoas a CRISTO, lembremo-nos de permanecer ao seu lado para ajudá-las a crescer.
Um testemunho emocionante do profundo sentimento que Paulo nutria para com os que havia conduzido à fé em CRISTO. A ira de Paulo nessa carta (1:6-9; 3:1-5, 12) não só reflete a seriedade que atribuía à tarefa de preservar a verdade do evangelho como também o amor por seus “filhos” em CRISTO.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Vamos aproveitar alguns ensinamentos do nosso devocional de hoje, mas antes relembremos alguns significados utilizados nestes versículos.

ZELOSO...
Que demonstra cuidado, esmero, atenção e aplicação no que faz; cuidadoso, diligente.
Que vigia, vela, permanece atento; cuidadoso, cauteloso, precavido.

BEM...
1. Aquilo que enseja as condições ideais ao equilíbrio, à manutenção, ao aprimoramento e ao progresso de uma pessoa ou de um empreendimento humano ou de uma coletividade.

2. Conjunto de princípios fundamentais de determinada sociedade referentes à vida e à dignidade das pessoas, preconizados como propícios ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento moral, quer dos indivíduos, quer da comunidade.

3. Cada uma das ações, obras, palavras positivas, conformes com os princípios éticos de um dado grupo humano, esp. aquilo que enseja condições de vida (materiais ou morais) mais perfeitas para alguém.

4. Tudo que leva ao aperfeiçoamento espiritual do ser humano.

5. O próprio DEUS, manancial eterno e perfeito de tudo o que é propício ao progresso das criaturas e finalidade desse progresso.

Primeiro ensinamento, Paulo pediu aos seus filhos na fé da Galácia que, fossem zelosos pelo bem. Será que existe gente zelosa pelo mal? Infelizmente, muita gente!
Isto nos alerta para duas observações:
1. Temos sido zelosos conforme o que significa zelosos?
2. O bem que temos zelado faz parte da lista acima?

Segundo ensinamento, Paulo deixa claro que é muito bom ser zeloso pelo bem, na presença de quem quer que seja, mas também, ausente de todos e tudo, inclusive em lugares que pensamos que ninguém está nos vendo.
Muitos são “bênçãos maravilhosas” em nossa presença, mas quando não estamos - MISERICÓRDIA!
Você é zeloso pelo bem na presença e na ausência de seu patrão, de sua família (incluindo pai, mãe, marido, esposa), na ausência de sua liderança espiritual?
Louvado seja DEUS!

Terceiro ensinamento, estes filhos na fé de Paulo da Galácia, tinham sido evangelizados, mas ainda eram crianças, melhor dizendo fetos, porque não estavam totalmente formados, pois provocavam dores de parto em seu pai espiritual.
Estes gálatas me fazem lembrar algumas pessoas, que seus líderes espirituais, têm desejado mudar de ministério, e até pensado em aposentadoria.
Você já foi formado ou ainda está provocando dores de parto em sua liderança?

OREMOS: SENHOR DEUS, transforma teu povo, de fetos espirituais em gente madura, a zelar pelo bem diante dos presentes e também na ausência, no anonimato em nome do SENHOR JESUS. Amém!


Nenhum comentário: