segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

devocional diário de 14 de fevereiro de 2011

TEXTO: I JOÃO 4:8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

CONTEXTO...
Esta primeira carta de João foi escrita por ele, aproximadamente em 85 e 90 d.C., de Éfeso. João era idoso, e talvez fosse o único apóstolo vivo naquele momento. Ele ainda não havia sido enviado à ilha de Patmos, onde viveria como um exilado. Como testemunha ocular de CRISTO, ele escreveu com toda a autoridade para dar, a nova geração de crentes, segurança e confiança em DEUS.

Esta carta não contém título e não foi escrita para nenhuma igreja em particular. Foi enviada como uma carta pastoral para várias congregações de gentios. Foi também escrita para todos os crentes de todos os lugares em todos os tempos.

Esta carta foi escrita para dispersar as dúvidas e dar segurança, apresentando um retrato claro de CRISTO. O SENHOR JESUS foi visto, ouvido e tocado pelo autor desta carta, o apóstolo João.
João caminhou e falou com JESUS, viu-o curar, ensinar, assistiu à sua morte, encontrou-o ressuscitado e viu a sua ascensão.
João conhecia a DEUS – viveu com ELE e o viu trabalhar. E João apreciou a companhia do PAI e do FILHO todos os dias de sua vida.
O mais velho dirigente da Igreja, João, escreveu esta carta aos cristãos a quem se dirige como “filhinhos”. Nela ele apresentou DEUS como “a luz, o amor e a vida”. Explicou em termos simples e práticos o que significa ter comunhão com DEUS.

João escreveu esta carta para corrigir os sérios erros dos falsos mestres. Assim esta carta de João é um modelo a ser seguido quando combatermos as heresias modernas.

Esta primeira carta de João foi escrita para nos ajudar a conhecer a realidade de DEUS em nossa vida através da fé em CRISTO, nos assegurar que temos a vida eterna e esta carta nos encoraja também a permanecermos em comunhão com DEUS, que é a luz e o amor.

Esta carta pode ser estudada assim:
1. DEUS é LUZ (1:1 – 2:29);
   Neste bloco João apresenta DEUS como a “LUZ”, simbolizando a pureza e a santidade absoluta, e explica como os crentes podem andar na luz e ter comunhão com DEUS.

2. DEUS é AMOR (3:1 – 4:21);
   Aqui, João apresenta DEUS como “AMOR” – dando, morrendo, perdoando e abençoando.

3. DEUS é a VIDA (5:1-21).
   E, finalmente, João apresenta DEUS como a “VIDA”. A vida de DEUS está em seu filho. Ter o filho é ter a vida eterna.

João é o apóstolo do amor, e o amor é mencionado ao longo desta carta.
Nesta carta João usa declarações breves e palavras simples, e faz contrastes acentuados - luz e trevas, verdade e mentira, DEUS e Satanás, vida e morte, amor e ódio.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Nosso mundo, com sua visão superficial e egoísta do amor, distorceu esta palavra e contaminou a nossa compreensão em relação ao amor. O mundo pensa que o amor é o que faz uma pessoa se sentir bem e que não há problema em sacrificar os princípios morais e os direitos dos outros a fim de obter tal “amor”. Mas este não é o verdadeiro amor; é exatamente o oposto – o egoísmo. E DEUS não é este tipo de “amor”.

O texto de hoje é radical e não permite alternativa – “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”
João de maneira enfática afirma que se não amamos não conhecemos a DEUS. Isto significa que é imprescindível conhecer a DEUS para se amar.
Quantos e quantos que não conhecem a DEUS amam seus filhos, suas esposas, seus pais, e tantas outras pessoas e coisas!
Quando João fala de amor, não é o amor que entendemos como sentimento, porque amor não é sentimento, e sim, atitude!
Existem três tipos de amor:
O primeiro é o amor fíleo, utilizado pelos gregos para definir as atitudes que temos com nossos parentes, amigos, e pessoas boas que nos cercam.
O segundo é o amor Eros, utilizado para definir atitudes de carinho, paixão, prazer de um homem com uma mulher.
O terceiro tipo, que João se refere é o amor ágape, que Paulo de maneira iluminada pelo ESPÍRITO SANTO definiu em I Coríntios 13:4-9...
Este amor que se refere é o mesmo amor que o SENHOR JESUS se referiu em Mateus 5:38-42.

Realmente, é muito difícil amar o amor que João falou quando não se conhece a DEUS!

OREMOS: SENHOR DEUS E PAI em nome do SENHOR JESUS CRISTO, TEU FILHO NOSSO SALVADOR, e com a ajuda do ESPÍRITO SANTO, possamos te conhecer para crescermos espiritualmente e termos atitudes do amor ágape. Amém!



Nenhum comentário: