quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

devocional diário 3 de fevereiro de 2011

TEXTO: I PEDRO 2:21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido na primeira epístola de Pedro escrita em 62 - 64 d.C., aproximadamente, aos cristãos judeus expulsos de Jerusalém e espalhados ao longo do Ásia Menor, e a todos os crentes, de todos os lugares.
O propósito desta epístola foi oferecer encorajamento aos cristãos que sofriam.

Primeira epístola de Pedro está dividida assim:
1. As grandes bênçãos de DEUS para o seu povo (1:1 - 2:10);
2. A conduta do povo de DEUS em meio ao sofrimento (2:11 - 4:19);
3. Pastoreio do povo de DEUS em meio ao sofrimento (5:1-14).

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Duas palavras no texto do devocional de hoje me chamaram a atenção para meditarmos:
Primeira palavra – CHAMADOS.
Infelizmente a maioria da comunidade cristã evangélica não sabe por quem foi chamado, muito menos para o que foi chamado.
Infelizmente a maioria da comunidade cristã evangélica foi desviada da verdadeira vocação, do verdadeiro chamado, por algo intitulado, ora “teologia da libertação”, ora “teologia da prosperidade”.
Nós, que morremos e nascemos de novo fomos chamados para fazer o bem, termos sempre atos de bondade, agradando assim ao SENHOR, mesmo que isso não traga recompensa, mesmo que isso nos faça sofrer.
O sofrimento faz parte da vocação cristã porque fazia parte da vocação de CRISTO, primeiramente. Cristãos estão unidos com CRISTO nos seus sofrimentos, bem como na sua ressurreição. O exemplo de CRISTO fornece o padrão pelo qual cristãos devem entender suas próprias vidas.
Podemos sofrer por muitas razões. Alguns tipos de sofrimento são o resultado direto do nosso próprio pecado; outros se devem à nossa tolice; e há aqueles que resultam do fato de vivermos em um mundo decadente. Mas, neste texto, Pedro escreveu sobre o sofrimento que vem como resultado de se fazer o bem. CRISTO nunca pecou, porém mesmo assim sofreu para que nós pudéssemos ser libertos.

Segunda palavra – EXEMPLO PARA SEGUIRMOS Seus passos.
Infelizmente a maioria da comunidade cristã evangélica não segue o exemplo de CRISTO, porque não o conhece.
Infelizmente a maioria da comunidade cristã evangélica tem seguido tanta gente, tantos ídolos, tantos maus exemplos, mas não tem seguido os passos de CRISTO.
Quem segue os passos desta relação acima não conseguirá chegar ao céu, mas quem segue os passos de CRISTO, ainda que com sofrimento, certamente entrará em sua morada celestial.

Nem sempre, seguirmos o exemplo de CRISTO nos traz prazer.
Quando seguimos o exemplo de CRISTO e vivemos para os outros, também sofremos.
Nossa meta deve ser seguir os passos, o exemplo de CRISTO, se segui-lo significa enfrentar o sofrimento como CRISTO fez, então sigamos nessa direção, porque agradará ao PAI que tem pleno controle do futuro.

Antes de orarmos, pense nestas questões:
1. Você sabe qual é o seu chamado, a sua vocação?
2. Você tem obedecido ao seu chamado, a sua vocação?
3. Você tem seguido os passos de CRISTO?

OREMOS: QUERIDO DEUS E PAI, queremos em nome do SENHOR JESUS, pedir que nos ajude obedecer ao nosso chamado seguindo os passos de NOSSO SALVADOR CRISTO JESUS. Amém!

Nenhum comentário: