sábado, 26 de fevereiro de 2011

devocional diário 26 de fevereiro de 2011

TEXTO: Hebreus 11:13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.

CONTEXTO...
O texto de hoje, está inserido na epístola escrita provavelmente em 70 d.C, destinada aos cristãos hebreus que podem ter pensado em retornar ao judaísmo, talvez por uma imaturidade originada de uma falta de entendimento das verdades bíblicas; e a todos os crentes em CRISTO.

Esta epístola pode ser dividida da seguinte forma:
PRIMEIR PARTE - A Superioridade de CRISTO (1:1 – 10:18).
1. CRISTO é maior que os anjos;
2. CRISTO é maior que Moisés;
3. CRISTO é maior que o sacerdócio do Antigo Testamento;
4. A nova aliança é maior que a antiga.
A superioridade de CRISTO sobre tudo e sobre todos é claramente demonstrada pelo autor.
Onde se pode encontrar algo melhor que CRISTO?
Viver em CRISTO é ter o melhor que existe na vida.

SEGUNDA PARTE - A Superioridade da Fé (10:19 – 13:25).
Os judeus que se tornaram cristãos no primeiro século eram tentados a retornar ao judaísmo por causa da incerteza, da segurança do costume e da perseguição.
Hoje, os crentes também são tentados a retornar ao legalismo, preenchendo requisitos religiosos mínimos ao invés de avançarem na fé genuína. Devemos nos esforçar para viver pela fé todos os dias.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
As próprias circunstâncias podem nos dizer, de um modo forçado, que somos “estrangeiros e peregrinos” na terra.
Esta consciência pode ser despertada mais tarde na vida, ou ainda ser o resultado de tempos difíceis.
Mas este mundo não é nosso lar. Não podemos viver aqui para sempre. O melhor para nós é não ficarmos tão presos aos desejos e posses deste mundo, a ponto de não podermos obedecer à ordem de DEUS.
O texto afirma que estas pessoas de fé morreram sem receber tudo o que DEUS havia prometido, porém nunca perderam de vista o céu (uma pátria) melhor, isto é, a celestial.
Muitos cristãos se tornam frustrados e derrotados porque seus anseios, necessidades, expectativas e exigências não são imediatamente atendidas quando aceitam a CRISTO como SALVADOR. Tornam-se impacientes e querem desistir.
Hoje em dia “bênçãos” não acontecerem significa: falta de fé, falta de espiritualidade, falta de autoridade espiritual, etc.
Hoje em dia ter fé é conseguir tudo que queremos, sem avaliar se o que queremos está atropelando a ética, a decência, o respeito, a vontade de DEUS. Hoje em dia ter fé é conseguir tudo o que queremos sem dar a mínima para a vontade de DEUS.
Tenhamos a coragem destes heróis da fé que viveram e morreram sem ver o fruto de sua fé na Terra, e contudo continuaram a crer.

OREMOS: Queridíssimo PAI, em Nome de teu filho amado, NOSSO SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO, ajude-nos a viver semelhantemente aos heróis da fé que viveram de tal maneira que seus nomes estão não só escritos no LIVRO DA VIDA, como também na BÍBLIA, que é a TUA PALAVRA. AMÉM!


Nenhum comentário: