segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

devocional diário de 31 de janeiro de 2011

TEXTO: Hebreus 10:19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,
20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,
21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,
22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

CONTEXTO...
O nosso devocional de hoje está inserido na epístola aos Hebreus, escrita provavelmente antes da destruição do Templo em Jerusalém em 70 d.C, porque os sacrifícios e as cerimônias religiosas são mencionados no livro, mas não é feita nenhuma menção da destruição do Templo.

Esta epístola foi escrita aos cristãos hebreus (talvez cristãos da segunda geração) que podem ter pensado em retornar ao judaísmo, talvez por uma imaturidade originada de uma falta de entendimento das verdades bíblicas; e a todos os crentes em CRISTO; com o propósito de apresentar a suficiência e a superioridade de CRISTO.

Estes cristãos judeus estavam provavelmente sofrendo uma violenta perseguição social e física, tanto de judeus como de romanos.  
As pessoas precisavam ser asseguradas de que o cristianismo era verdadeiro e de que JESUS era realmente o MESSIAS.

A epístola aos HEBREUS deve e pode ser estudado assim:
1. A Superioridade de CRISTO (1:1 – 10:18);

2. A Superioridade da Fé (10:19 – 13:25).

CONTEXTUALIZAÇÃO:
Há 50 anos aproximadamente, o evangelho não era tão freqüentado, não havia muitas igrejas evangélicas, protestantes no Brasil. Parece que as igrejas não faziam tanta questão, tanta propaganda para que houvesse novos convertidos. A verdade é que as igrejas evangelizavam com a verdade em nome da verdade.

Nesta época, quando se falava em DEUS, igreja, culto, havia um temor, uma consciência de impureza espiritual. Havia um sentimento de que não devíamos, não podíamos nem entrar por causa do nosso pecado. De repente, alguém fez a seguinte afirmação: “Venha como estás, pois CRISTO, te aceita como tu és!” Feliz e verdadeira afirmação, mas infeliz entendimento, pois, a porteira foi aberta para todos, inclusive para aqueles que queriam e querem apenas os benefícios e direitos do evangelho, não entendendo que após irmos a ELE como estamos, precisamos morrer, nascer de novo e viver em novidade de vida; precisamos deixá-lo nos transformar pelo poder do ESPÍRITO SANTO.

E, quando esta transformação acontece, podemos com intrepidez entrar no Santo dos Santos, lugar no Templo, onde não podia ser visto devido à presença de uma cortina. Somente o sumo sacerdote podia entrar neste recinto sagrado, e o fazia apenas uma vez por ano, no Dia da Expiação, quando oferecia o sacrifício pelos pecados da nação. Mas a morte de JESUS CRISTO removeu a cortina, e todos os crentes, crentes mesmo, de verdade, que são transformados de glória em glória, podem entrar na presença de DEUS a qualquer momento.

Tenhamos em mente que para se entrar na casa de alguém, precisamos da permissão deste alguém.
Às vezes, esquecemos que o mesmo princípio se aplica para entrarmos (andarmos) na presença de DEUS. Isso ficou claro pela "casa dos símbolos" do A.T., conhecida como "O Tabernáculo" (Êxodo 25:27). A construção e o arranjo dos utensílios no seu interior nos ensinam que podemos chegar à presença de DEUS somente nas condições que ele estipulou. Êxodo 27:1-8, consideremos o altar de bronze dos sacrifícios. Nas Escrituras, o bronze representa o julgamento divino do pecado.
O sacrifício dos cordeiros e bodes sobre o altar simboliza a conseqüência do pecado.

Infelizmente, muitos estão querendo entrar, pensando que podem entrar, mas não tem conseguido entrar. E, a única maneira de alguém entrar no Santo dos Santos, se aproximar de DEUS é nos seus termos.

E, quando entramos e nos aproximamos de DEUS, temos privilégios significativos associados à nossa nova vida em CRISTO:
1. Temos acesso pessoal a DEUS através de CRISTO, e podemos nos aproximar DELE sem a necessidade de um sistema complicado (10:22);

2. Podemos crescer na fé, superar as dúvidas, e aprofundar o nosso relacionamento com DEUS (10:23);

3. Podemos desfrutar do encorajamento mútuo com outros cristãos (10:24);

4. Podemos adorar juntos (10:25).

OREMOS: Querido DEUS e PAI, ajuda-nos sermos testemunhas que possam evangelizar todos, sem fazermos propaganda enganosa, conforme tem acontecido ao longo dos anos. E ajuda-nos SENHOR, desfrutarmos de todos os benefícios do texto do nosso devocional de hoje, em nome do SENHOR JESUS. Amém!


Nenhum comentário: