quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

devocional diário 13 de janeiro de 2011

TEXTO: Salmo 119:93 Nunca me esquecerei dos teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida.

CONTEXTO...
O texto de hoje, está inserido no livro dos Salmos, que é o hinário de orações de Israel.
O livro de salmos foi escrito pelas seguintes pessoas: Davi escreveu 73 salmos, Asafe escreveu 12, os filhos de Corá escreveram 9, Salomão escreveu 2, Hemã (com os filhos de Corá), Etã e Moisés escreveram 1, cada. Cinqüenta e um salmos são anônimos. Mas, dois desses salmos anônimos são atribuídos a Davi (Salmo 2 e 95).
Os salmos foram escritos entre a época de Moisés aproximadamente 1440 a.C, e o cativeiro babilônico 586 a.C.
O propósito do livro de salmos foi por intermédio da poesia, expressar o louvor, a adoração e a confissão a DEUS.

Os salmos podem ser estudados da seguinte maneira:
PRIMEIRA PARTE – LIVRO I (1:1 – 41:13);
Esta primeira parte, com salmos escritos por principalmente por Davi é semelhante ao livro de Gênesis. Da mesma maneira que este explica como a humanidade foi criada, caiu em pecado e foi prometida a redenção, muitos desses salmos mostram o ser humano caído, redimido e abençoado por DEUS.

SEGUNDA PARTE – LIVRO II (42:1 – 72:20);
Esta seção, com salmos escritos principalmente por Davi e pelos filhos de Corá é semelhante ao livro de Êxodo. Da mesma maneira que este descreve a trajetória de libertação de Israel, muitos desses salmos mostram a nação arruinada e depois restaurada. Assim como DEUS salvou a Israel, ELE também nos salva. Podemos dirigir-nos ao SENHOR com os nossos problemas e pedir-lhe ajuda que encontraremos a solução.

TERCEIRA PARTE – LIVRO III (73:1 – 89:52);
Esta seção, com salmos escritos principalmente por Asafe ou seus descendentes, é semelhante ao livro de Levítico. Da mesma maneira que este discorre acerca do Tabernáculo e a Santidade de DEUS, muitos desses salmos falam do Templo e da entronização do SENHOR. Por DEUS ser o TODO-PODEROSO, podemos voltar-nos para ELE, a fim de recebermos livramento. Esses salmos louvam a DEUS porque ELE é SANTO, e sua perfeita santidade merece nossa adoração e reverência.

QUARTA PARTE – LIVRO IV (90:1 – 106:48);
Esta seção, com salmos de autores desconhecidos é semelhante ao livro de Números. Da mesma maneira que este aborda o relacionamento de Israel com as nações vizinhas, esses salmos freqüentemente mencionam a relação do Reino de DEUS com as outras nações. Por sermos cidadãos do céu, podemos manter os acontecimentos e as dificuldades desta terra em sua perspectiva apropriada.

QUINTA PARTE – LIVRO V (107:1 – 150:6).
Esta seção, com salmos escritos principalmente por Davi, é semelhante ao livro de Deuteronômio. Da mesma maneira que o tema mais importante era DEUS e a sua Palavra, esses são hinos de louvor e ação de graças a DEUS por sua presença e por sua Palavra. A maioria dos salmos foi originalmente escrita, para ser acompanhada por instrumentos musicais, na adoração.
Podemos usar esses salmos hoje como foram usados no passado, como um livro de hinos de louvor e adoração, pois os cânticos expressam o que está em nosso coração.

Os versículos de hoje fazem parte do salmo mais longo da Bíblia com 176 versículos.
Cada versículo menciona a Palavra de DEUS com um ou outro dos seguintes nomes (pela ordem em que aparecem): Caminhos, lei, estatutos, preceitos, decretos, mandamentos, ordenanças, palavra e testemunhos, excetuando-se os versículos 90, 121, 122 e 132.
É um salmo acróstico ou alfabético. Tem 22 estrofes, sendo que cada uma delas começa com uma letra do alfabeto hebraico, em seqüência. Além disso, cada estrofe possui oito linhas, e cada uma dessas linhas, dentro de determinada estrofe, começa com a mesma letra.
O versículo 93 de hoje está na décima segunda estrofe que compreende os versículos de 89 até 96, que é representada pela letra hebraica, LÂMEDE.

O versículo de hoje fala a respeito de não esquecer os preceitos e desfrutar da vida abundante que o SENHOR prometeu.
Ao contrário do que freqüentemente esperamos, obedecer às leis de DEUS não representa proibições e restrições, pois elas nos libertam para sermos o que DEUS planejou para nós. Ao perseverarmos na salvação e suplicarmos o perdão de DEUS, somos libertos do pecado e da culpa opressiva que advém dele. Quando vivemos de acordo com a vontade de DEUS, temos liberdade para cumprir seu plano para a nossa vida.

Que esta declaração pessoal do salmista possa nos fazer refletir e quem sabe um dia possamos fazer a mesma declaração: “Nunca me esquecerei dos teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida.”

CONTEXTUALIZAÇÃO...
No versículo de hoje o salmista declara que tem recebido vida da parte do SENHOR.
E, esta vida que o salmista está se referindo, não é qualquer vida, vida medíocre, doente, miserável, finita. O salmista está falando de vida abundante e eterna, conforme João 10:10.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, esta vida abundante não sai de graça!
O salmista recebe vida por causa dos preceitos do SENHOR.
Preceito significa...
1. Aquilo que se recomenda praticar; regra, norma;
2. Aquilo que se ensina; lição, doutrina;
3. Determinação, ordem, prescrição;
4. Mandamento, regra.

Interessante que os preceitos do SENHOR existem há milhares e milhares de séculos, e muitos, muitos não desfrutam desta vida abundante e eterna. Por quê?

Para o salmista ou qualquer outra pessoa receber esta vida abundante e eterna da parte do SENHOR é necessário é imprescindível, não se esquecer daquilo que é recomendado praticar; daquilo que é ensinado através da doutrina.
Esquecer-se de algo, nos salmos, subentende - desobediência.

OREMOS...
QUERIDO DEUS E PAI EM NOME DO SENHOR JESUS, ajude-nos nunca esquecermos os teus preceitos para que semelhantemente ao salmista recebamos vida do SENHOR!



Nenhum comentário: