domingo, 9 de janeiro de 2011

devocional diário 9 de janeiro de 2011

TEXTO: COLOSSENSES 4:17 Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.

CONTEXTO...
O texto de hoje, está inserido na epístola escrita pelo apóstolo Paulo para a igreja em Colossos, uma cidade na Ásia Menor, e também para todos os crentes, em todos os lugares, aproximadamente em 60 d.C., durante a prisão de Paulo em Roma.
O propósito desta epístola foi combater os erros na igreja e mostrar que os crentes têm tudo o que precisam em CRISTO.

A igreja havia sofrido a infiltração de um relativismo religioso, com alguns crentes tentando combinar elementos do paganismo e da filosofia secular com a doutrina cristã. Paulo confronta estes falsos ensinos e afirma a suficiência de CRISTO.

Esta epístola pode ser dividida da seguinte forma:
PRIMEIRA PARTE – O que CRISTO fez (1:1 – 2:23).
SEGUNDA PARTE – O que os cristãos devem fazer (3:1 – 4:18).

O texto de hoje aborda um conselho de Paulo para esse crente chamado Arquipo. A carta de Paulo a Filemom foi também endereçada a Arquipo, conforme Filemom 1:2.
Paulo o chamou de “companheiro de lutas”. Ele pode ter sido um soldado romano que se tornou membro da igreja de Colossos, ou pode ter sido o líder espiritual dessa igreja.

Paulo pede aos irmãos para dizerem a Arquipo:
Atenção para o ministério que o SENHOR o deu, parece que Arquipo tinha ficado desatento quanto ao ministério;
Cumpra, realize a incumbência que havia recebido do SENHOR.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Primeiro conselho na contextualização de hoje, não podemos esquecer o que CRISTO fez; e o que nós devemos fazer.
Existem muitas maneiras de deixarmos o nosso trabalho inacabado. Podemos facilmente nos desviar moralmente, podemos nos tornar exaustos e parar, podemos ficar desequilibrados e desistir ou podemos nos desinteressar e deixar que outros o façam.
Devemos ter o cuidado de cumprir as tarefas que DEUS nos deu, concluindo o trabalho que recebemos.

Baseados e encorajados pelo texto de hoje, precisamos atentar para o chamado, a vocação em CRISTO JESUS, pois a vocação é mais importante do que a profissão; a profissão é terrena; mas a vocação em CRISTO JESUS é celeste; a profissão nos marca como cidadãos terrenos; mas a vocação como cidadãos do céu.

ORAÇÃO: Querido DEUS e PAI, aproveitamos nosso devocional de hoje, para pedir, rogar tua ajuda, teu socorro, afim de que, não permita que fiquemos desatentos, desanimados nem tampouco relaxados quanto à vocação que nos incumbiste em NOME DE JESUS CRISTO. AMÉM!!!



Nenhum comentário: