sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

devocional diário 7 de janeiro de 2011

TEXTO: Lucas 7:44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.
45 Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés.
46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés.

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido no capítulo 7 do evangelho de Lucas.
O propósito do evangelho de Lucas é apresentar um relato preciso da vida de CRISTO, Homem e Salvador perfeito, a Timóteo (“Aquele que ama a DEUS”), aos gentios, as pessoas em toda parte e em todos os tempos.
Lucas foi um médico grego, um cristão gentio. Ele foi o único escritor gentio conhecido no N.T. Lucas era companheiro e amigo íntimo de Paulo.
Além deste evangelho, ele também escreveu Atos dos Apóstolos.
Mas, este evangelho ele escreveu por volta de 60 d.C.

O Evangelho de Lucas pode ser dividido e estudado assim:
1. O Nascimento e preparação de JESUS, O SALVADOR, 1:1 – 4:13;
2. A Mensagem e o ministério de JESUS, O SALVADOR, 4:4 – 21:38;
3. A Morte e a ressurreição de JESUS, O SALVADOR, 22:1 – 24:35.

Mais uma vez o SENHOR contrastou os fariseus com os pecadores; e mais uma vez estes se mostraram melhores do que aqueles.
Simão havia cometido algumas falhas ao recepcionar o SENHOR, exemplos:
1. Não lavou os pés do SENHOR (uma cortesia estendida aos convidados, porque os pés com sandálias ficavam empoeirados);
2. Não ungiu a cabeça do SENHOR com óleo;
3. Não lhe deu um beijo de saudação.
Contudo, a mulher pecadora foi generosa; com lágrimas lavou os pés do SENHOR, com perfume extremamente caro ungiu-os e com beijos saudou seu SALVADOR.
O fariseu em nenhum momento externou gratidão e adoração ao SENHOR, parece que ele queria apenas levar a “grande novidade do momento” em sua casa, enquanto que a mulher pecadora se mostrou extremamente agradecida e adoradora.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Temos levado o SENHOR para nossa casa?
Como temos tratado o SENHOR, se o levamos para nossa casa: Como mais um que entra em nossa casa; ou o levamos para ser o SENHOR da nossa casa mesmo, de verdade, para servi-lo e adorá-lo?

Temos desfrutado da presença do SENHOR, ou temos desperdiçado a presença DELE criticando àqueles que aproveitam como esta mulher?

ORAÇÃO: Querido DEUS e PAI, ajuda-nos aproveitarmos tua presença semelhantemente este mulher do devocional de hoje, que o SENHOR seja o dono da nossa casa, e que ao entrar mexa com nossa estrutura e transforme nossa vida em NOME DO SENHOR JESUS, AMÉM!

Nenhum comentário: