quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

devocional diário 5 de janeiro de 2011

TEXTO: Salmo 15:1 Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?

CONTEXTO...
O texto de hoje, está inserido no livro dos Salmos, que é o hinário de orações de Israel.
O livro de salmos foi escrito pelas seguintes pessoas: Davi escreveu 73 salmos, Asafe escreveu 12, os filhos de Corá escreveram 9, Salomão escreveu 2, Hemã (com os filhos de Corá), Etã e Moisés escreveram 1, cada. Cinqüenta e um salmos são anônimos. Mas, dois desses salmos anônimos são atribuídos a Davi (Salmo 2 e 95).
Os salmos foram escritos entre a época de Moisés aproximadamente 1440 a.C, e o cativeiro babilônico 586 a.C.
O propósito do livro de salmos foi por intermédio da poesia, expressar o louvor, a adoração e a confissão a DEUS.

Os salmos podem ser estudados da seguinte maneira:
PRIMEIRA PARTE – LIVRO I (1:1 – 41:13);
Esta primeira parte, com salmos escritos principalmente por Davi é semelhante ao livro de Gênesis. Da mesma maneira que este explica como a humanidade foi criada, caiu em pecado e foi prometida a redenção, muitos desses salmos mostram o ser humano caído, redimido e abençoado por DEUS.

SEGUNDA PARTE – LIVRO II (42:1 – 72:20);
Esta seção, com salmos escritos principalmente por Davi e pelos filhos de Corá é semelhante ao livro de Êxodo. Da mesma maneira que este descreve a trajetória de libertação de Israel, muitos desses salmos mostram a nação arruinada e depois restaurada. Assim como DEUS salvou a Israel, ELE também nos salva. Podemos dirigir-nos ao SENHOR com os nossos problemas e pedir-lhe ajuda que encontraremos a solução.

TERCEIRA PARTE – LIVRO III (73:1 – 89:52);
Esta seção, com salmos escritos principalmente por Asafe ou seus descendentes, é semelhante ao livro de Levítico. Da mesma maneira que este discorre acerca do Tabernáculo e a Santidade de DEUS, muitos desses salmos falam do Templo e da entronização do SENHOR. Por DEUS ser o TODO-PODEROSO, podemos voltar-nos para ELE, a fim de recebermos livramento. Esses salmos louvam a DEUS porque ELE é SANTO, e sua perfeita santidade merece nossa adoração e reverência.

QUARTA PARTE – LIVRO IV (90:1 – 106:48);
Esta seção, com salmos de autores desconhecidos é semelhante ao livro de Números. Da mesma maneira que este aborda o relacionamento de Israel com as nações vizinhas, esses salmos freqüentemente mencionam a relação do Reino de DEUS com as outras nações. Por sermos cidadãos do céu, podemos manter os acontecimentos e as dificuldades desta terra em sua perspectiva apropriada.

QUINTA PARTE – LIVRO V (107:1 – 150:6).
Esta seção, com salmos escritos principalmente por Davi, é semelhante ao livro de Deuteronômio. Da mesma maneira que o tema mais importante neste era DEUS e a sua Palavra, esses são hinos de louvor e ação de graças a DEUS por sua presença e por sua Palavra. A maioria dos salmos foi originalmente escrita, para ser acompanhada por instrumentos musicais, na adoração.
Podemos usar esses salmos hoje como foram usados no passado, como um livro de hinos de louvor e adoração, pois os cânticos expressam o que está em nosso coração.

O texto do nosso devocional de hoje foi escrito por Davi, que inicia fazendo duas perguntas importantes:
SENHOR, quem entrará no teu tabernáculo?
Quem há de morar no teu santo monte?
As expressões “tabernáculo” e “santo monte” são relativas ao lugar da habitação de DEUS e à adoração.
Tabernáculo, literalmente significa: “tenda”. Antes de o templo ser erigido, o símbolo da habitação de DEUS entre o seu povo era uma tenda.
Santo monte. O monte Sião, onde o templo estava localizado.

Interessante, que em algumas bíblias de estudo, este salmo está com os seguintes títulos: “O cidadão dos céus”; “Cidadãos verdadeiros de Sião”.
Interessante também que, este salmo lembra o Salmo 24:3-6, como também o Salmo 33:14-16 enfocando sua atenção sobre os requisitos para alguém aproximar-se da presença de DEUS, no santuário. Estas passagens têm sido chamadas de “liturgias de entrada”, visto que respondem à pergunta: “Quem pode entrar no santo lugar de DEUS?”

A resposta pormenorizada a essas perguntas, do homem que pode entrar em comunhão com DEUS, se descreve positiva e negativamente, pois a retidão abrange não somente o que alguém faz, mas também aquilo que evita fazer. DEUS sempre conclama seu povo a ser moralmente justo.
Somente os que assimilaram a retidão de CRISTO podem preencher todas essas exigências.
Vivemos no meio a pessoas más, cujos padrões de vida e de moralidade estão desgastados. Os nossos não devem estar baseados nos dessa sociedade perversa, mas nos princípios que DEUS estabeleceu em sua Palavra, que nos possibilita entrar no tabernáculo e subir ao monte santo.

Neste salmo 15; Davi ensina dez princípios éticos, e não formais ou litúrgicos, que determinam a vida dos justos, dos cidadãos dos céus, aqueles que agem de acordo com a vontade de DEUS, e estão aprovados para entrarem no tabernáculo e subirem ao monte santo.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Meditemos em alguns destes princípios para sermos cidadãos dos céus:
Versículo 2 O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade;
Primeiro princípio: INTEGRIDADE - Estado ou característica daquilo que está inteiro, que não sofreu qualquer diminuição; plenitude, inteireza.
Característica ou estado daquilo que se apresenta ileso, intacto, que não foi atingido ou agredido.
Caráter, qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível, cujos atos e atitudes são irrepreensíveis; honestidade, retidão.
Característica de quem é inocente, puro; pureza, inocência.
Conseqüentemente, toda pessoa que vive com integridade, não se corrompe, não pratica injustiça.

Segundo princípio: FALAR A VERDADE - As palavras são poderosas, e o modo como as usamos interfere em nosso relacionamento com DEUS. Talvez nada identifique tanto os cristãos, os cidadãos do céu como a habilidade de controlar a fala, dizendo a verdade, recusando-se a caluniar e mantendo a palavra.
Outro dia ouvi um repórter dizendo: “Não é o lado pejorativo da mentira”; como que a mentira tivesse um lado bom. Segundo João 8:44, o diabo é o pai da mentira. Porque utilizar algo que vem de alguém que veio para matar, roubar e destruir?
A mentira não salva ninguém; a mentira prejudica tremendamente, em vez de ajudar, às vezes parece que uma mentirinha resolveu o problema, mas é apenas um paliativo e mais a frente o problema pode não ter mais nenhuma solução.
A verdade é boa, apesar do estrago que pode causar no momento, mas ela cura, liberta, e principalmente, agrada a DEUS. 
Precisamos ter cuidado com o que e como dizemos!

Versículo 4 o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata;
Terceiro princípio: significa – Não honrar aqueles que o SENHOR rejeita, aqueles que não se arrependendo da sua perversidade são banidos da sociedade; malvados, detestados, infames, e que rejeitam o SENHOR.
Quarto princípio: Significa honrar todos aqueles que temem a DEUS.
Estes terceiro e quarto princípios, nos fazem pensar como nos comportamos com as celebridades que o SENHOR tem rejeitado; e com aqueles que temem, servem a DEUS.
Em nossos dias precisamos estar muito atentos, pois, muitos desta relação acima, estão sendo honrados pela sociedade, pela mídia, etc.

Quinto princípio: Significa cumprir o que promete, mesmo que seja com prejuízo próprio.
Como este princípio está desaparecendo até dentro das próprias igrejas do SENHOR!

Versículo 5 o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.
Finalmente, duas características dos cidadãos dos céus: generosidade e incorruptibilidade, para que não sejamos jamais abalados, conforme o final do versículo 5.

OREMOS: PAI SANTO E BONDOSO, ajuda-nos, transforma-nos para que sejamos cidadãos dos céus, em NOME DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. AMÉM!

Nenhum comentário: