sábado, 8 de janeiro de 2011

devocional diário 8 de janeiro de 2011

TEXTO: TIAGO 1:16 Não vos enganeis, meus amados irmãos.
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido no contexto da epístola de Tiago, irmão mais velho de JESUS, conforme Mateus 13:55.
No começo, Tiago não acreditava que JESUS fosse o MESSIAS, conforme João 7:2-5. Posteriormente, creu, alcançou posição de destaque e passou a ser reconhecido como o supervisor principal da igreja na Judéia.

Tiago, um dos líderes da Igreja em Jerusalém, escreveu esta epístola em 49 d.C., antes do Concílio de Jerusalém, ocorrido em 50 d.C., próximo do fim da vida, depois de ter pastoreado durante 30 anos a igreja na Judéia, esta epístola foi endereçada a cristãos judeus, dispersos entre as nações, e também para todos os crentes em JESUS CRISTO em todas as épocas até o SENHOR voltar.

Tiago escreveu esta carta para cristãos judeus que tinham sido espalhados por todo o mundo mediterrâneo por causa da perseguição. Esta carta pode ter um rico significado para nós, pois nos lembra de que a fé genuína transforma vidas. Somos encorajados a colocar a nossa fé em ação. É fácil dizer que temos fé, mas a verdadeira fé produz ações amorosas, respeitosas em relação aos outros.

Tiago trata dos seguintes assuntos nesta epístola:
Provações, Perseverança, Sabedoria;
Riquezas, Tentações e Novo Nascimento;
A Língua, O pecado e a Religião pura;
O Favoritismo;
Fé e Obras;
A Mentalidade mundana;
Paciência e Oração.

A Bíblia freqüentemente compara a bondade com a luz, e o mal com as trevas.
Os luzeiros do firmamento variam em magnitude e são sujeitos a fases, eclipses e sombras. DEUS é o autor da luz. NELE não há variações de brilho ou claridade. Não existem flutuações em seu caráter.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Exatamente por isso, faço das palavras de Tiago minhas palavras neste devocional de hoje: “Não vos enganeis, meus amados irmãos – Muitos, tributam gratidão a tanta gente, a tantas coisas, e se esquecem ou ignoram o que o texto de hoje ensina.”

Tudo de bom que as pessoas nos fazem, sendo elas boas ou más, fazem porque DEUS ordenou ou permitiu.
Então, quando tudo de bom te acontecer, em primeiro lugar, levante a mão e dê Glórias a DEUS!

Tudo de mal que as pessoas nos fazem, com certeza DEUS transformará em bem.
Então, quando as coisas ruins acontecerem, não é o fim, espere, pois pelo SENHOR com muita expectativa que ELE não te decepcionará.

ORAÇÃO: SENHOR DEUS E PAI, por termos encontrado dificuldades em dar graças por tudo, te pedimos ajuda neste sentido em nome do SENHOR JESUS CRISTO. AMÉM!


Nenhum comentário: