segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

devocional diário de 24 de janeiro de 2011

TEXTO: Isaías 53:4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido no contexto do livro do profeta Isaías.
Os eventos dos capítulos 1 até 39 ocorreram durante o ministério de Isaías; portanto, estes capítulos foram provavelmente escritos em cerca de 700 a.C. Os capítulos de número 40 - 66 devem ter sido escritos quase no final de sua vida, por volta de 681 a.C.
Isaías fala e escreve principalmente em Jerusalém.
O propósito de livro é chamar a atenção de Judá de volta para DEUS e revelar a salvação divina através do Messias.

O livro de Isaías é o primeiro dos escritos dos profetas na Bíblia, e seu autor, Isaías, é geralmente considerado o maior dentre os profetas.
Isaías exerceu um ministério ativo de sessenta anos, antes de ser executado durante o reinado de Manassés (segundo a tradição).

O livro de Isaías está dividido assim:
1. Palavras de juízo (1:1 - 39:8).
    Os 39 capítulos da primeira metade de Isaías transmitem de modo geral a mensagem da punição para o pecado. Esta mensagem destina-se a Judá, Israel e às nações pagãs vizinhas. O povo tinha um padrão de religiosidade, mas em seu coração era corrupto.

2. Palavras de conforto (40:1 - 66:24).
    Os 27 capítulos da segunda metade de Isaías trazem geralmente uma mensagem de perdão, conforto e esperança. Esta mensagem de esperança aponta para a vinda do Messias. Isaías fala mais sobre o Messias do que qualquer outro profetc do A.T. Ele o descreve como um Servo sofredor e também um soberano SENHOR.

O capítulo do devocional de hoje, é um dos capítulos mais amados da Bíblia. É um retrato do Salvador sofredor. Começa em 52:13 e é tão vívido nos seus pormenores que quase imaginaríamos Isaías presente ao pé da cruz. A cena está tão nítida na mente de Isaías que ele fala com os verbos no tempo passado, como se tudo já houvesse acontecido. Porém, o fato é que essa profecia foi escrita sete séculos antes da morte de CRISTO nos Calvário. Não há a mínima possibilidade de aplicar essa descrição a qualquer outra pessoa da história, a não ser JESUS CRISTO.

Ferido de DEUS - Eles pensavam assim a respeito do SERVO, porque a lei dizia: "O que for pendurado no madeiro é maldito de DEUS" (Dt 21:23; Gl 3:13). Os espectadores pensavam que CRISTO estava sofrendo somente o que merecia, mas a sua experiência de dor e angústia era por seu povo (I Pe 2:24). O extremo de seu sofrimento mostra que a sua compaixão é real e não teórica (Hb 2:17-181.

Fomos sarados - Os sofrimentos de CRISTO removem a pena que o seu povo, de outra forma, teria de pagar, e, como resultado, ele desfez em nós os efeitos do pecado. A própria morte será anulada finalmente (I Co 15:26).

CONTEXTUALIZAÇÃO...
CERTAMENTE, significa: Certeza; sem sombra de dúvida.
TRASPASSADO, significa: Ceder a favor de outrem o direito ou o domínio de...
PISADURAS, significa: Vestígio ou sinal de pisadas;
Lesão produzida por golpe ou impacto, sem dilaceração ou rotura da pele;
Contusão.

TRÊS ENSINAMENTOS DESTE DEVOCIONAL:
Primeiro – Com toda a certeza, todas as nossas enfermidades e dores deixaram de ser nossas.

Segundo – Por isso, todas as nossas enfermidades e dores passaram para ELE, ficando aflito, ferido e oprimido.

Terceiro - O SANTO, o FILHO de DEUS, nos cedeu o direito que nenhum de nós tinha; ELE tornou-se transgressor, iníquo, castigado, pisado; para que nós, transgressores, iníquos,
merecedores de todo castigo e pisadas, ficássemos em paz, purificados e sarados.

Então porque ainda estamos sofrendo como se ELE não tivesse feito nada?
Há 2.009 anos aproximadamente ELE sofreu tudo isto para que eu, você, nós pudéssemos viver abundante e eternamente.

OREMOS: SENHOR JESUS,  te louvamos, te adoramos e te glorificamos, não somente pelo que fizeste e continuas fazendo, mas pelo que tu és. Amém!

Nenhum comentário: