sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

devocional diário de 28 de janeiro de 2011

TEXTO: Marcos 2:5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido dentro do contexto do evangelho de Marcos, escrito aos cristãos em Roma, local onde escreveu o evangelho, entre 55 – 65 d.C., por João Marcos. Ele não foi um dos doze apóstolos, mas acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária (ATOS 13:13).

O propósito deste evangelho é apresentar a pessoa, a obra e os ensinamentos do SENHOR JESUS.

O Evangelho de Marcos está dividido assim:
1. O Início do Ministério de JESUS, O SERVO (1:1-13);
Marcos omitiu o nascimento de JESUS; começou seu relato pela pregação de João Batista. Em seguida, mencionou brevemente o batismo de JESUS, sua tentação no deserto, a convocação dos discípulos, e passou diretamente para o ministério público do MESSIAS.

2. A Mensagem e o Ministério de JESUS, O SERVO (1:14 – 13:37);

3. A Morte e a Ressurreição de JESUS, O SERVO (14:1 – 16:20).

O texto de hoje narra uma das milhares e milhares curas que o SENHOR operou na vida de um paralítico em Cafarnaum, carregado por quatro homens, que devido a grande dificuldade de levar o doente até a presença do SENHOR, subiram pelo telhado e baixaram o paralítico diante do SENHOR. Que mão de obra!

Antes de dizer ao paralítico “levanta-te”, no versículo 9 do texto, JESUS disse: “Perdoados estão os teus pecados”. Para os líderes judeus, esta declaração foi uma blasfêmia, porque perdoar pecados competia somente a DEUS. De acordo com a lei, o castigo para tal pecado era a morte, conforme (Levítico 24:15-16). Os líderes religiosos entenderam corretamente que JESUS afirmava ter prerrogativas divinas, porém erraram ao julgá-lo. Ele não estava blasfemando, porque sua afirmação era verdadeira. JESUS é DEUS e provou isso ao curar o paralítico.

A resposta de JESUS é extraordinária por duas razões:
Primeira razão, o homem tinha vindo em busca de cura física, mas JESUS lhe fala a respeito da doença mais profunda do pecado, da qual geralmente a doença física é conseqüência, e a respeito da cura radical do perdão, da qual esta cura física específica era um sinal.

Segunda razão, JESUS reivindica para si o poder de perdoar pecados que, em toda a Bíblia é atribuído a DEUS (Êxodo 34:7; Isaías 1:18). Os mestres da lei, imediatamente acusaram a JESU de “blasfêmias”, no que estariam certos se JESUS fosse um mero homem.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
O devocional de hoje não nos esclarecerá as divergências, as intransigências dos escribas, dos mestres da lei, mas sim, as prioridades das nossas necessidades - “Levanta-te”; “Perdoados estão os teus pecados”.
Quantas e quantas vezes queremos ouvir apenas “Levanta-te”, que significa: bênção material, solução de problemas, cura de doença, e não nos importamos em ouvir “Perdoados estão os teus pecados”. O SENHOR sempre colocará em ordem nossas necessidades.
Infelizmente, quase sempre negligenciamos “Perdoados estão os teus pecados”; conseqüentemente custamos ouvir com freqüência “Levanta-te”.

Muitas e muitas vezes, nossos problemas, nossas doenças são conseqüências de pecados de desobediência dos limites impostos pelo SENHOR para nosso bem; muitas e muitas vezes, nossos problemas, nossas doenças também são conseqüências de relacionamentos inconvenientes, negligentes, intransigentes com o próximo e até mesmo com o SENHOR
Apenas ouvir: “Levanta-te”, somos levantados para viver aqui na terra, não para o céu; mas ouvir: “Perdoados estão os teus pecados”; levanta-nos não apenas para a terra, mas principalmente para o céu.
Do que nos adianta ouvirmos - “Levanta-te”; se não ouvirmos - “Perdoados estão os teus pecados”.

OREMOS: Querido DEUS e PAI, sempre em primeiro lugar queremos ouvir: “Perdoados estão os teus pecados”; mas não deixe de falar: “Levanta-te”, em nome do SENHOR JESUS. Amém!

Nenhum comentário: