domingo, 2 de janeiro de 2011

devocional diário 2 de janeiro de 2011

TEXTO: ATOS 2:41 Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

CONTEXTO...
O texto de hoje, está inserido no livro dos atos dos apóstolos, escrito por Lucas entre 63 e 70 d.C, para Teófilo e todos os que amam a DEUS.
O propósito deste livro é fornecer um relato preciso do nascimento e crescimento da igreja do SENHOR.
O livro de Atos é o elo entre a vida de CRISTO e a vida da Igreja, entre os evangelhos e as epístolas.

O livro de Atos pode ser estudado assim:
PRIMEIRA PARTE – O Ministério de Pedro (1:1 – 12:25);
Depois da ressurreição de JESUS CRISTO, Pedro pregou corajosamente e realizou muitos milagres. As atitudes de Pedro demonstram a fonte e os efeitos do poder cristão. O povo de DEUS foi capacitado pelo ESPÍRITO SANTO para realizar a obra. O ESPÍRITO SANTO ainda está disponível para capacitar os cristãos de hoje.
Devemos nos voltar para o ESPÍRITO SANTO a fim de obter a força, a coragem e a ousadia para realizar a obra do SENHOR.

SEGUNDA PARTE – O Ministério de Paulo (13:1 – 28:31).
O trabalho missionário de Paulo nos mostra o progresso do cristianismo. O evangelho não podia e não pode ser confinado a uma parte do mundo, pois a fé cristã oferece esperança a toda a humanidade.
Nós também devemos ter a mesma ousadia e coragem, participando desta tarefa heróica de testemunhar a favor de CRISTO em todo o mundo.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
41 Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
O devocional de hoje nos faz refletir sobre todas estas pessoas que se batizaram, ou seja, morreram para o mundo, para o pecado, para viverem em novidade de vida, perseverando sobre quatro elementos fundamentais para àqueles que se batizam.
Observação: Perseverar significa persistir, ser constante; permanecer, conservar-se, continuar (de alguma forma ou maneira); ficar, permanecer.

Primeiro elemento sobre o qual eles perseveraram – Doutrina dos apóstolos do SENHOR JESUS!
Isto significa que estes irmãos em CRISTO, perseveraram...
Em um conjunto coerente de ensinos fundamentais a serem transmitidos, ensinados.
Em um conjunto de princípios que tem um valor de verdade, absoluto, para os que o sustentam e seguem, e que é, no entender destes, o único aceitável.
Por que eles perseveraram na doutrina dos apóstolos? Resposta: Simplesmente porque era e continua sendo a PALAVRA DE DEUS!
Temos perseverado na doutrina dos apóstolos conforme nossos irmãos em CRISTO?
Não falo das invenções dos homens de hoje, que se intitulam apóstolos, para que todos se envolvam ou façam parte da igreja; nem tampouco das modernidades que a igreja de hoje permitiu entrar por suas portas, para que ela fique mais agradável, mais frequentada.

Segundo elemento sobre o qual eles perseveraram – Na comunhão!
Estes irmãos em CRISTO, também perseveraram...
Na ação, na atitude de fazerem alguma coisa em comum.
Na sintonia de sentimentos, de modo de pensar, agir ou sentir.
Na identificação de idéias.
Em viver em união.
Por que eles perseveraram na comunhão? Resposta: Salmo 133:1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.
3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.
Temos perseverado na comunhão conforme nossos irmãos, ou temos nos afastados desculpando-nos culpando tudo e todos?
A realidade é que vivermos, andarmos e perseverarmos na comunhão tem sido difícil, porque é através da comunhão que o SENHOR ordena bênção e vida. E o nosso inimigo não quer que sejamos abençoados, nem tampouco tenhamos vida.

Terceiro elemento que eles perseveraram – No partir do pão!
Esta expressão “no partir do pão” refere-se aos cultos de Santa Ceia, celebrados em memória de JESUS; eles seguiram o modelo da última ceia de JESUS com os seus discípulos, antes de sua morte e ressurreição, conforme Mateus 26:26-29.
Por que eles perseveraram “no partir do pão”? Resposta: João 6:53 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos.
54 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.
56 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.
57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.
58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.
Temos perseverado no partir do pão? Se não, à partir de hoje, seja o primeiro a chegar na Ceia do SENHOR da sua igreja.

Quarto elemento que eles perseveraram – Nas orações!
Por que eles perseveraram nas orações? Resposta: Eles entenderam que a oração é semelhante a mão com cinco dedos que servem para agarrar e segurar as promessas de Deus:
O primeiro dedo da mão chamada Oração é a Confissão. Este precisa ser o primeiro dedo, pois em pecado, não conseguimos que as promessas de Deus se cumpram.
O segundo dedo da mão chamada Oração é a Súplica / Petição / Intercessão. Quando suplicamos, intercedemos, pedimos pelos outros, Deus nos abençoa.
O terceiro dedo da mão chamada Oração é a Meditação. Quando meditamos, estamos nos submetendo a exame interior baseado na Palavra de Deus, e isto é Oração!
O quarto dedo da mão chamada Oração é a Contemplação.
Você tem contemplado a formosura do Senhor, e as suas obras?
O quinto dedo da mão da Oração é a Adoração.

Estes quatro elementos fundamentais: doutrina dos apóstolos, comunhão, partir do pão e oração, mesmo que passem muitos anos, elas nunca deixarão de ser novidades!

A perseverança na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações é a evidência de um verdadeiro discípulo do SENHOR!

Só se consegue perseverar, persistir, permanecer, continuar na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações, quando realmente se tem uma experiência com o SENHOR JESUS.

Estes elementos não durarão muito tempo quando apenas fizermos parte da igreja do SENHOR, sem termos  experiência com o SENHOR da igreja.

OREMOS: QUERIDO DEUS E PAI, sabemos que o mais importante para nossa vida é termos um encontro real contigo, sem o qual, não conseguiremos perseverar em nada. Por isso, revele-se a nós, fale conosco hoje, aqui e agora em NOME DO SENHOR JESUS. AMÉM!

Nenhum comentário: