quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

devocional diário 19 de janeiro de 2011

TEXTO: Salmo 71:9 Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares.

CONTEXTO...
O texto de hoje, está inserido no livro dos Salmos, que é o hinário de orações de Israel.
O livro dos salmos foi escrito pelas seguintes pessoas: Davi escreveu 73 salmos, Asafe escreveu 12, os filhos de Corá escreveram 9, Salomão escreveu 2, Hemã (com os filhos de Corá), Etã e Moisés escreveram 1, cada.
Cinqüenta e um salmos são anônimos. Mas, dois desses salmos anônimos são atribuídos a Davi (Salmo 2 e 95).
Os salmos foram escritos entre a época de Moisés aproximadamente 1440 a.C, e o cativeiro babilônico 586 a.C.
O propósito do livro dos salmos é por intermédio da poesia, expressar o louvor, a adoração e a confissão a DEUS.

Os salmos podem ser estudados da seguinte maneira:
PRIMEIRA PARTE – LIVRO I (1:1 – 41:13);
Esta primeira parte, com salmos escritos principalmente por Davi é semelhante ao livro de Gênesis. Da mesma maneira que este explica como a humanidade foi criada, caiu em pecado e foi prometida a redenção, muitos desses salmos mostram o ser humano caído, redimido e abençoado por DEUS.

SEGUNDA PARTE – LIVRO II (42:1 – 72:20);
Esta seção, com salmos escritos principalmente por Davi e pelos filhos de Corá é semelhante ao livro de Êxodo. Da mesma maneira que este descreve a trajetória de libertação de Israel, muitos desses salmos mostram a nação arruinada e depois restaurada. Assim como DEUS salvou a Israel, ELE também nos salva. Podemos dirigir-nos ao SENHOR com os nossos problemas e pedir-lhe ajuda que encontraremos a solução.

TERCEIRA PARTE – LIVRO III (73:1 – 89:52);
Esta seção, com salmos escritos principalmente por Asafe ou seus descendentes, é semelhante ao livro de Levítico. Da mesma maneira que este discorre acerca do Tabernáculo e a Santidade de DEUS, muitos desses salmos falam do Templo e da entronização do SENHOR. Por DEUS ser o TODO-PODEROSO, podemos voltar-nos para ELE, a fim de recebermos livramento. Esses salmos louvam a DEUS porque ELE é SANTO, e sua perfeita santidade merece nossa adoração e reverência.

QUARTA PARTE – LIVRO IV (90:1 – 106:48);
Esta seção, com salmos de autores desconhecidos é semelhante ao livro de Números. Da mesma maneira que este aborda o relacionamento de Israel com as nações vizinhas, esses salmos freqüentemente mencionam a relação do Reino de DEUS com as outras nações. Por sermos cidadãos do céu, podemos manter os acontecimentos e as dificuldades desta terra em sua perspectiva apropriada.

QUINTA PARTE – LIVRO V (107:1 – 150:6).
Esta seção, com salmos escritos principalmente por Davi, é semelhante ao livro de Deuteronômio. Da mesma maneira que o tema mais importante era DEUS e a sua Palavra, esses são hinos de louvor e ação de graças a DEUS por sua presença e por sua Palavra. A maioria dos salmos foi originalmente escrita, para ser acompanhada por instrumentos musicais, na adoração.
Podemos usar esses salmos hoje como foram usados no passado, como um livro de hinos de louvor e adoração, pois os cânticos expressam o que está em nosso coração.

Este é um salmo de lamentação proferido por um homem de idade já avançada, conforme versículo 9.
Este é um dos salmos do saltério que João F. Almeida entítulou: "Súplicas de um ancião". 

O salmista estava velho e via sua vida como um "exemplo", um sinal, uma prova de tudo o que DEUS fez por ele, conforme versículos 7 - 18.
A linguagem usada pelo salmista mostra que ele era agora um homem de idade já avançada. Ele estava em condições de relembrar a sua vida e ponderar seu relacionamento com DEUS.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Os anos da maturidade têm glórias que a juventude não conhece, e por isso despreza.

Lembrarmo-nos das bênçãos recebidas em nossa vida nos ajuda a enxergar a consistência da graça de DEUS ao longo dos anos, incentiva-nos a confiar NELE quanto ao futuro e a falar aos outros sobre os benefícios de segui-lo.

Uma pessoa nunca é idosa demais para orar e servir a DEUS. Embora a idade possa impedi-la de realizar certas atividades físicas, não é necessário aposentar a missão de aconselhar, orientar aos outros (especialmente às crianças e jovens) sobre tudo em relação a DEUS.

A velhice celebra a colheita - a juventude celebra a semeadura.
Os jovens que não semeiam, não terão o que colher. Os idosos que não colhem, significa que não semearam.

As melhores coisas são as mais velhas, porque suportaram e aguentaram o teste do tempo.

É estranho que, embora todos queiram viver por muito tempo, ninguém quer ficar velho.

OREMOS: SENHOR DEUS E PAI em nome do nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

Nenhum comentário: