quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

devocional diário 20 de janeiro de 2011


TEXTO: Provérbios 19:17 Quem se compadece do pobre ao SENHOR empresta, e este lhe paga o seu benefício.

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido no livro de Provérbios, que tem a finalidade de ensinar as pessoas a alcançar a sabedoria, a disciplina e uma vida prudente, e a fazer o que é correto, justo e digno. Em suma, ensina a aplicar a sabedoria divina à vida cotidiana e fornecer instrução moral.
O conhecimento é bom, mas há uma grande diferença entre saber algo e ter sabedoria para aplicar esse saber à vida. Podemos acumular conhecimento, mas, sem sabedoria o nosso conhecimento será inútil.

O homem mais sábio que já viveu, Salomão, deixou-nos um legado de sabedoria, que foi compilado em três livros: Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
Sob inspiração do Espírito Santo o rei Salomão registrou pensamentos e diretrizes práticas para  vida do ser humano.

No livro de Provérbios, vários assuntos são discutidos: Juventude e disciplina, vida familiar, autocontrole e resistência à tentação, questões relacionadas a negócios, palavras e a língua, a importância de conhecer a DEUS, o casamento e a busca da verdade, além de temas como a riqueza e a pobreza, a imoralidade e, é claro, a sabedoria.

Um provérbio é uma frase curta, concisa, geralmente rica de imagens, que transmite uma verdade. O livro de provérbios é uma coletânea destas sábias sentenças.

Salomão escreveu e compilou a maioria destes provérbios no princípio de seu reinado, em 970 – 930 aproximadamente. Mas, Agur e Lemuel contribuíram nas últimas seções.

O livro dos provérbios pode ser estudado da seguinte maneira:
1. O propósito do livro – 1:1-7;
2. Instruções da sabedoria – 1:8 – 9:18;
3. Provérbios de Salomão 10:1 – 22:16;
4. Instruções dos sábios – 22:17 – 24:22;
5. Outras máximas dos sábios (24:23-34;
6. Outros provérbios de Salomão, copiados pelos homens de Ezequias 25 – 29;
7. As palavras de Agur 30;
8. As palavras do rei Lemuel 31.

Salomão instruiu os jovens de seus dias como um pai que aconselha seus filhos. Embora muitos de seus provérbios sejam dirigidos à juventude, os princípios são úteis para todos os crentes em CRISTO, homens e mulheres, jovens e velhos. Qualquer pessoa que comece sua jornada para descobrir mais sobre a sabedoria se beneficiará muito destas sábias afirmações.

Salomão quis compartilhar a sabedoria com todas as pessoas não importando a idade, o sexo e a posição social. Estes curtos e sábios ditados nos dão a sabedoria prática para o nosso viver cotidiano. Devemos estudá-los diligentemente e integrá-los à nossa vida.

Além dos provérbios que Salomão reuniu, os homens de Ezequias reuniram outros da autoria de Salomão e também de outros escritores (caps. 25 – 31). Embora a maioria dos provérbios aborde questões gerais, muitos são dirigidos especificamente ao rei e àqueles que lidavam com ele. Estes são praticamente úteis para aqueles que são líderes ou aspiram à liderança.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
No texto de hoje: “Quem se compadece do pobre ao SENHOR empresta, e este lhe paga o seu benefício.” vemos que DEUS se compadece do pobre a ponto de se identificar com ele e recompensar os que ajudam a suprir suas necessidades; JESUS confirmou essa verdade em Mateus 25:31-46.

Nosso DEUS CRIADOR e Pai ama e valoriza cada um de nós, quer sejamos pobres quer sejamos ricos.
COMPAIXÃO significa: sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor.

COMPADECER significa:
1. Sentir compaixão (de), condoer-se;
2. Inspirar compaixão em;
3. Tolerar, suportar.

Quando ajudamos, quando nos compadecemos do pobre as seguintes maravilhas acontecem:
A primeira maravilha, honramos tanto o CRIADOR como a sua criação.

A segunda maravilha, o SENHOR passa a ser nosso devedor, aceitando a ajuda que damos aos necessitados como se a tivéssemos oferecido diretamente a ELE. Pense sobre isso, o DEUS soberano, todo poderoso fica nos devendo!

A terceira realidade maravilhosa, o SENHOR não fica nos devendo por muito tempo. O SENHOR DEUS é um bom pagador, seu nome nunca entrou, nem entrará no SPC ou SERASA.

Este texto de hoje nos faz refletir as seguintes questões:
1. O SENHOR tem sido nosso devedor por causa de nossa compaixão pelo pobre?
2. O SENHOR tem nos beneficiado por causa de nossa compaixão pelo pobre?
3. Temos suprido pelo menos algumas das necessidades dos pobres ao nosso redor?

Infelizmente, muitos não têm se compadecido do pobre pelas seguintes razões:
Primeira, muitos, muitos mesmo, não têm nem para as suas próprias necessidades, porque estão endividados com cartões de crédito, cheques especiais, empréstimos, financiamentos, refinanciamentos, etc.

Segunda razão, muitos outros não têm compadecido do pobre, porque não têm tempo para oferecer algo muito superior a uma esmola, conforme Pedro ofereceu ao coxo sentado à porta do templo, Atos 3:6.

Terceira razão, outros não têm DEUS como seu devedor, porque se desculpam assim: “Ele vai gastar a “esmola” bebendo, fumando ou com qualquer outra coisa que reprovamos.”

Se quisermos DEUS como nosso devedor, precisamos:
1. Libertar-nos da escravidão, chamada – DÍVIDAS!
2. Gastar nossas finanças no que é PÃO;
3. Ficar atentos e dar tempo aos necessitados ao nosso redor.

OREMOS: QUERIDO DEUS E PAI, em nome do SENHOR JESUS, quatro pedidos te fazemos:
1. Liberta teu povo do endividamento;
2. Remove dos olhos do teu povo as escamas que impedem a visão espiritual;
3. Concede ao teu povo o dom de generosidade;
4. Abençoa teu povo com as mais ricas bênçãos materiais e espirituais.

Nenhum comentário: