terça-feira, 25 de janeiro de 2011

devocional diário de 25 de janeiro de 2011

TEXTO: Mateus 11:28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido no contexto do evangelho de Mateus. Mateus (também conhecido como Levi), era um judeu, coletor de impostos, que se tornou um dos discípulos de JESUS. O evangelho de Mateus estabelece uma relação entre o Antigo e o Novo Testamento, por causa da ênfase que dá ao cumprimento das profecias messiânicas.
Mateus escreveu especialmente para os judeus, aproximadamente 60 – 65 d.C.
O evangelho de Mateus é repleto de expressões messiânicas (por exemplo, “Filho de Davi” é usado diversas vezes) e de textos do Antigo Testamento (são 53 citações e outras 76 referências). Esse evangelho não contém um relato cronológico, seu propósito é apresentar a evidência de que JESUS é o MESSIAS, o SALVADOR.

O Evangelho de Mateus está dividido assim:
1. O Nascimento e a Preparação de JESUS, O REI (1:1 – 4:11);

2. A Mensagem e o Ministério de JESUS, O REI (4:12 – 25:46);

3. A Morte e a Ressurreição de JESUS, O REI (26:1 – 28:20).

Embora a Lei tivesse sido dada por DEUS como uma ajuda ao seu povo, as tradições orais dos escribas e fariseus iam bem além das exigências de DEUS, e se tornaram uma carga pesada. Quando a Lei foi entendida como meio de salvação, tornou-se um “jugo de escravidão”. Por contraste, o jugo de JESUS, mesmo sendo exigente, não deixa de ser “suave” porque vem daquele que é “manso e humilde de coração” e pode assegurar verdadeiro descanso para a alma.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Ensinamentos do texto do devocional de hoje.
Primeiro ensinamento, o SENHOR JESUS, tem autoridade para convidar os homens a irem a ELE, portanto faz este convite, conhecido por muitos como: “Convite da Graça”. E quando recebemos um convite podemos ou não aceitá-lo. Razão porque muitos estão cansados e sobrecarregados.

Segundo, o SENHOR JESUS não fez este convite para os fortes, nem tampouco para os cansados e sobrecarregados fisicamente, pois cansaço e sobrecarga física são resolvidos com uma boa noite de sono diário, um bom descanso semanal, uma folga ou férias.

O terceiro ensinamento nos revela: Que tipo de cansados e sobrecarregados o SENHOR está convidando? Os cansados e sobrecarregados na alma, que carregam um pesado jugo de pecados, excessivas exigências dos líderes religiosos, opressão e perseguição e/ou cansaço na busca a DEUS.

Quarto, quando se aceita este convite do SENHOR JESUS, ELE propõe uma libertação, uma troca de jugos - Jugo é um pesado arreio de madeira que se coloca sobre as espáduas de um ou mais bois. Este instrumento é atrelado a uma parte do equipamento que os animais devem puxar.

Finalmente, somos libertos pelo SENHOR JESUS de todas estas cargas, quando trocamos o jugo que nos cansa e sobrecarrega nossa alma (mesmo que durmamos dias sem acordar continuamos cansados e sobrecarregados), pelo jugo do SENHOR. E, o alívio que ELE promete é o amor, a cura e paz com DEUS, e não o fim da labuta, nem do trabalho que cansa e sobrecarrega, mas que enobrece o ser humano.
O relacionamento com DEUS mudará o trabalho enfadonho e sem sentido, transformando-o em objetiva produtividade espiritual.

OREMOS: SENHOR JESUS te louvamos, te glorificamos, agradecemos e aceitamos o teu jugo que é suave e leve. Amém!

Nenhum comentário: