domingo, 30 de janeiro de 2011

devocional diário de 30 de janeiro de 2011

TEXTO: Romanos 5:1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 
2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

CONTEXTO...
O texto do nosso devocional de hoje está inserido na epístola do apóstolo Paulo aos cristãos em Roma e em todo o mundo, escrita em 57 d.C., em Corinto, quando Paulo preparava sua visita a Jerusalém. O propósito desta epístola era apresentar Paulo aos romanos e sintetizar a mensagem do apóstolo, antes de sua chegada a Roma.
Romanos é a maior, mais rica e mais abrangente declaração da parte de Paulo sobre o evangelho. Suas declarações condensadas sobre verdades imensas, quando entendidas pelo Espírito, elas voam pela mente e pelo coração até encherem o horizonte do indivíduo e moldarem a sua vida.

A Epístola aos Romanos pode ser estudada assim:
1. Em que acreditar (1:1 – 11:36);
Paulo estabeleceu os fundamentos da fé cristã de forma clara - todos somos pecadores; JESUS morreu para que nossos pecados fossem perdoados; a fé em CRISTO nos torna justos perante DEUS e proporciona uma nova vida e um novo relacionamento com ELE.
Como uma equipe de esportistas que constantemente lembra seus objetivos, receberemos imensa ajuda em nossa fé quando não nos afastarmos dos fundamentos dela. Nunca teremos dúvida sobre em quem devemos acreditar se estudarmos cuidadosamente a carta aos Romanos.

2. Como devemos nos comportar (12:1 – 16:27).
Paulo deu diretrizes práticas e claras aos cristãos de Roma. O cristianismo não é uma teologia abstrata, desligada da vida, mas tem implicações práticas que influem em nosso comportamento cotidiano. Não basta conhecer o evangelho; devemos deixar que ele transforme nossa vida e que DEUS interfira em todos os aspectos dela.

Esta epístola nos alerta que, precisamos ter em mente a dupla realidade da vida cristã: Por um lado, estamos completamente em CRISTO (nossa aceitação por parte de DEUS está garantida), por outro lado, estamos crescendo em CRISTO (estamos nos tornando cada vez mais semelhantes a ELE). Desfrutamos da posição de reis e sacerdotes, mas também temos os deveres de escravos. Sentimos tanto a presença de CRISTO como a pressão do pecado. Gozamos da paz por estarmos reconciliados com DEUS, mas ainda enfrentamos problemas cotidianos, que muitas vezes nos ajudam a crescer. Lembrando os dois lados da vida cristã, não devemos desanimar frente as tentações e os problemas, pois aprendemos a depender do único poder disponível para nós; o que vem de CRISTO e vive em nós pelo ESPÍRITO SANTO.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
O que me chama a atenção neste texto de hoje, é, Paulo afirmar que temos três razões para nos gloriarmos.
Muita gente se gloria em tantas coisas, em tanta gente, exceto nas três que Paulo relaciona neste texto.
Tem gente se gloriando nos filhos que criou sozinho(a);
Tem gente se gloriando em suas conquistas amorosas;
Muitos se gloriam em suas riquezas materiais, em sua família, em seu sucesso, em seu time de futebol, etc.

Em que estimado leitor tem se gloriado?
Paulo relaciona apenas três razões que devemos nos gloriar:
Versículo 2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
A primeira razão porque devemos sentir prazer, alegria, gloriar-nos é na esperança da glória de DEUS.
Vejamos o que significa glória:
Fama que uma pessoa obtém por feitos heróicos, grandes obras ou por suas extraordinárias qualidades;
Pessoa ou obra famosa;
Grandeza, honra;
Grande beleza; esplendor, fausto, magnificência;
Alegria, (motivo de) prazer intenso.

No N.T., a esperança é a certeza de que receberemos algo que ainda não está sendo plenamente experimentado, o que é inteiramente diferente da incerteza, do pensamento desejoso. Que essa esperança não será frustrada é garantido aqui e agora pelo amor de DEUS que o ESPÍRITO SANTO derrama nos corações dos crentes.
  
Versículo 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;
Por incrível que pareça, a segunda razão porque devemos sentir prazer, alegria, gloriar-nos é nas próprias tribulações.
Tribulação no grego significa "PRESSÃO".
Para os cristãos do primeiro século, sofrer era a regra, não a exceção. Paulo disse que devemos superar o sofrimento para sermos aprovados por DEUS. Isso significa que experimentaremos dificuldades que nos farão crescer. Devemos nos alegrar no sofrimento, não por gostarmos da dor ou por negarmos seu drama, mas porque sabemos que DEUS usa as dificuldades da vida e os ataques de Satanás para edificar o nosso caráter. Os problemas com que nos defrontamos inesperadamente desenvolvem nossa perseverança, que, por sua vez, fortalece nosso caráter, aprofunda nossa confiança em DEUS e nos proporciona maior confiança sobre o futuro.
Entende porque precisamos nos gloriar nas próprias tribulações?

Versículo 11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
Finalmente, a terceira razão porque devemos sentir prazer, alegria, gloriar-nos é em DEUS.
DEUS é SANTO! Não pode ser associado ao pecado. Todas as pessoas são pecadoras, portanto, estão separadas DELE. Além disso, todo pecado merece punição. Entretanto, em vez de nos castigar com a merecida morte, CRISTO enviado por DEUS assumiu nossos pecados e recebeu nosso castigo ao morrer na cruz. Desde então, podemos nos regozijar, sentir prazer, alegria, gloriar-nos em DEUS.

OREMOS: SENHOR DEUS E PAI, ajuda-nos sentirmos prazer, alegria na esperança da tua glória, nas tribulações e no SENHOR DEUS, em nome do SENHOR JESUS CRISTO. Amém!


Nenhum comentário: