terça-feira, 18 de janeiro de 2011

devocional diário 18 de janeiro de 2011

TEXTO: Hebreus 11:8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

CONTEXTO...
O texto de hoje, está inserido na epístola escrita provavelmente em 70 d.C, destinada aos cristãos hebreus que podem ter pensado em retornar ao judaísmo, talvez por uma imaturidade originada de uma falta de entendimento das verdades bíblicas; e a todos os crentes em CRISTO.

Esta epístola pode ser dividida da seguinte forma:
PRIMEIR PARTE - A Superioridade de CRISTO (1:1 – 10:18).
1. CRISTO é maior que os anjos;
2. CRISTO é maior que Moisés;
3. CRISTO é maior que o sacerdócio do Antigo Testamento;
4. A nova aliança é maior que a antiga.
A superioridade de CRISTO sobre tudo e sobre todos é claramente demonstrada pelo autor.
Onde se pode encontrar alguma coisa melhor que CRISTO?
Viver em CRISTO é ter o melhor que existe na vida.

SEGUNDA PARTE - A Superioridade da Fé (10:19 – 13:25).
Os judeus que se haviam tornado cristãos no primeiro século eram tentados a retornar ao judaísmo por causa da incerteza, da segurança do costume e da perseguição.
Hoje, os crentes também são tentados a retornar ao legalismo, preenchendo requisitos religiosos mínimos ao invés de avançarem na fé genuína. Devemos nos esforçar para viver pela fé todos os dias.

O texto de hoje fala do chamado que DEUS fez a Abraão, um homem de setenta e cinco anos de idade, cheio de fé e casado com Sara.
Abraão tinha todas as desculpas para dizer “não”, mas respondeu sim.

A fé de Abraão que precisamos imitar foi demonstrada quando ele obedeceu à voz de DEUS, deixando sua casa, deixando sua parentela, deixando Ur, sua cidade, e indo para outra terra, “sem saber aonde ia”. Interessante que obedeceu sem questionar, conforme Gênesis 12:1.

A fé de Abraão foi demonstrada também quando creu na aliança que DEUS fez com ele, conforme Gênesis 12:2-3; 13:14-16; 15:1-6.

A fé de Abraão foi demonstrada também quando em obediência a DEUS, estava disposto até a sacrificar seu filho Isaque conforme Gênesis 22:1-9.

A fé que Abraão tinha a respeito da promessa de um descendente foi recompensada pela concepção de Isaque, a qual foi milagrosa, pois Sara, sua esposa, era estéril e Abraão estava (quanto à possibilidade da reprodução) já “amortecido”, conforme Romanos 4:19.
Apesar da alternativa infeliz, conforme Gênesis 16:1-4 e as dúvidas questionáveis, conforme Gênesis 17:17-18, em última análise, Abraão e Sara julgaram “fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

A fé de Abraão também foi demonstrada quando ele habitou na Terra Prometida como estrangeiro, e; olhou para além de Canaã, para uma pátria celestial, uma cidade que o próprio DEUS preparou e edificou.

Por isso, ele é chamado o pai de muitas nações, e está na galeria dos heróis da fé neste capítulo 11 desta epístola. Se Abraão não ouvisse, nem obedecesse a voz do SENHOR, não seria o pai de muitas nações, e não estaria hoje sendo nossa referência neste devocional.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Não devemos nos surpreender, e simplesmente obedecer, se DEUS nos disser para desistir de um ambiente seguro e familiar, pois, ambientes assim podem atrapalhar as grandes bênçãos divinas.

Não devemos nos surpreender, e simplesmente obedecer, se DEUS nos pedir para sacrificar algo muito importante para nós a fim de fazer sua vontade em nós e através de nós, pois, quando o SENHOR pede para sacrificarmos algo, ELE está querendo acabar com tudo o que esteja tomando o seu lugar, ou nos afastando DELE.
Aliás, quem se surpreende quando DEUS pede coisas difíceis assim, significa que ainda não teve experiências com DEUS.

Precisamos reagir conforme o pai da fé; obedecendo sem questionar. 
Geralmente, quem questiona muito não está em aliança com DEUS, nem disposto a obedecer.
E, quem não está disposto a obedecer, não tem fé, e sem fé é impossível agradar a DEUS.
O que DEUS quer de nós neste dia?

OREMOS: Querido e Poderoso DEUS de Abraão, ajude-nos e ensina-nos ouvir e obedecer tua voz com fé e alegria, sem questionar,  semelhantemente a Abraão o pai de muitas nações, em nome do NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. AMÉM!!!


Nenhum comentário: