quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

devocional diário de 26 de janeiro de 2011

TEXTO: Filipenses 1:21 Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido no contexto da epístola de Paulo aos filipenses, escrita no ano de 61 a 63 d.C., aproximadamente durante o período em que Paulo esteve preso em Roma. Esta epístola foi escrita aos cristãos de Filipos e de todo o mundo em todas as épocas.

Paulo e seus companheiros fundaram a igreja de Filipos em sua segunda viagem missionária, conforme ATOS 16:11-40, e essa foi a primeira igreja a ser estabelecida no continente europeu. Os fiéis da igreja filipenses haviam enviado a Paulo uma oferta que deveria ser entregue (Filipenses 4:18) por Epafrodito (um de seus membros). Nessa ocasião, Paulo estava encarcerado em uma prisão romana e escreveu esta carta com a finalidade de expressar sua gratidão pela oferta e encorajá-los na fé mostrando que a verdadeira alegria só pode vir de JESUS CRISTO.

A epístiola aos filipenses é a carta que mais representa a alegria de Paulo. A igreja estabelecida naquela cidade da Macedônia havia sido um grande estímulo para Paulo. Os crentes filipenses haviam experimentado um relacionamento especial com ele. Portanto, Paulo enviou-lhes uma expressão pessoal de seu amor e afeto.

Esta epístola aos filipenses pode ser estudada assim:
1. Alegria no sofrimento (1:1–30);
2. Alegria no servir (2:1-30);
3. Alegria em crer (3:1 – 4:1);
4. Alegria em dar (4:2-23).

Embora Paulo estivesse escrevendo da prisão, a alegria é o lema predominante nesta carta. O segredo de sua alegria está baseado no relacionamento com CRISTO. Atualmente, as pessoas desejam desesperadamente ser felizes, mas debatem-se entre o sucesso, os fracassos e os obstáculos de cada dia. Os cristãos devem ser alegres em todas as circunstâncias, mesmo quando as coisas estão ruins, mesmo quando sentem vontade de se queixar, mesmo quando todos estão tristes. CRISTO continua reinando, e nós ainda o reconhecemos. Portanto, podemos nos regozijar em todas as ocasiões.

Essa não seria a última prisão de Paulo em Roma, mas ele não sabia disso. Enquanto esperava o julgamento, sabia que poderia ser liberto ou executado. Entretanto, confiava que CRISTO o libertaria de qualquer maneira. A oração de Paulo era para que, no momento do julgamento, pudesse falar corajosamente a favor de CRISTO, sem timidez ou vergonha. Quer morresse ou vivesse, o que desejava era exaltar a CRISTO. O apóstolo foi liberto. Depois de dois ou três anos mais tarde, preso novamente. Somente a fé em CRISTO poderia ter sustentado Paulo em meio a tal adversidade.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Para se contextualizar um texto da Palavra de DEUS sem desviar-nos para a direita ou esquerda, conservando o mistério da fé com a consciência limpa, se faz necessário entendermos todo o contexto do texto, por isso, tenho compartilhado estas preciosas informações de pesquisas feitas em várias Bíblias de estudo, para que nossa fé não seja hipócrita, nem tampouco areia movediça.

Infelizmente, a maioria dos milhões de evangélicos declarados no senso brasileiro, não pode fazer esta afirmação “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”.
Mas, o SENHOR tem sim, muita gente que semelhantemente a Paulo tem feito esta declaração “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”.

Requisitos imprescindíveis para fazermos esta declaração:Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”; de toda a nossa alma, de todo o nosso coração, de toda a nossa força e com toda a nossa vida:
Primeiro, precisamos viver o que a Palavra de DEUS ordena. Tem sido muito fácil carregar a Bíblia, mas tem sido difícil vivê-la!

Segundo, para vivermos o que a Palavra ordena, precisamos morrer e nascer de novo da água e do Espírito para vivermos em novidade de vida, não uma vida remendada, finita.

Terceiro, quando morremos e nascemos de novo da água e do Espírito e vivemos em novidade de vida, então e somente assim CRISTO passa a ser a razão de nossa existência; não a família, não o trabalho, não os projetos, etc.

Quarto, quando CRISTO passa a ser a razão de nossa existência, significa que colocamos os valores terrenos – dinheiro, popularidade, poder, prazeres e prestígio em seus devidos lugares por causa dos valores eternos.

Quinto requisito, somos inundados pelo entendimento que a morte não é o fim, mas sim, parte de um processo da vida eterna que começou aqui e não termina mais.
Entendemos que morrer é mais lucrativo do que viver aqui.
Ao invés de a morte desfazer a união que temos com CRISTO, ela nos introduz em uma experiência mais profunda dessa união. ALELUIA!!!

Para aqueles que não crêem em DEUS, só resta-lhe a vida nessa terra; portanto, é natural que lutem pelos valores terrenos – dinheiro, popularidade, poder, prazeres e prestígio.
Se você não está pronto para morrer, então não está pronto para viver em CRISTO.
Procure ter certeza de seu destino eterno. Só assim será livre para servir – dedicando sua vida ao que realmente importa, sem medo da morte.

OREMOS: SENHOR DEUS E PAI, só tu podes nos fazer entender e querer viver em CRISTO e visualizar a morte como um grande lucro. Por isso, te peço em nome do SENHOR JESUS CRISTO teu FILHO, opera esta maravilha na vida destes leitores de hoje. AMÉM!


Nenhum comentário: