sábado, 15 de janeiro de 2011

devocional diário 15 de janeiro de 2011

TEXTO: 20.02.2006 / Hebreus 11:21 Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou.

CONTEXTO...
O texto de hoje, está inserido na epístola escrita provavelmente em 70 d.C, destinada aos cristãos hebreus que podem ter pensado em retornar ao judaísmo, talvez por uma imaturidade originada de uma falta de entendimento das verdades bíblicas; e a todos os crentes em CRISTO.

Esta epístola pode ser dividida da seguinte forma:
PRIMEIR PARTE - A Superioridade de CRISTO (1:1 – 10:18).
1. CRISTO é maior que os anjos;
2. CRISTO é maior que Moisés;
3. CRISTO é maior que o sacerdócio do Antigo Testamento;
4. A nova aliança é maior que a antiga.
A superioridade de CRISTO sobre tudo e sobre todos é claramente demonstrada pelo autor.
Onde se pode encontrar algo melhor que CRISTO?
Viver em CRISTO é ter o melhor que existe na vida.

SEGUNDA PARTE - A Superioridade da Fé (10:19 – 13:25).
Os judeus que se haviam tornado cristãos no primeiro século eram tentados a retornar ao judaísmo por causa da incerteza, da segurança do costume e da perseguição.
Hoje, os crentes também são tentados a retornar ao legalismo, preenchendo requisitos religiosos mínimos ao invés de avançarem na fé genuína. Devemos nos esforçar para viver pela fé todos os dias.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Jacó era filho de Isaque e neto de Abraão.
Os filhos de Jacó se tornaram os pais das 12 tribos de Israel.
Quando leio sobre Jacó, penso em dois períodos da história dele:
O primeiro período da história de Jacó está antes do encontro dele com DEUS.
Jacó era trapaceiro, mentiroso, usurpador, e viveu como fugitivo durante 21 anos aproximadamente por ter enganado seu próprio irmão, Esaú, e também o seu pai, Isaque. Longe de casa teve que trabalhar vinte um anos para se casar com a mulher que amava.  E, como está escrito que "aqui se faz, aqui se paga", Jacó foi enganado pelo sogro.

Este período da história de Jacó me faz pensar em um jovem sem nenhuma marca de DEUS, pois, a oportunidade que teve, desperdiçou pedindo sucesso, roupa e comida, conforme Gênesis 28:10-22; este período me faz pensar também em Jacó apoiado sobre seu vigor, energia,  juventude sem experiência, sem filhos e preocupado com seu futuro.
Isto não pacere familiar?

O segundo período da história de Jacó começa com o grande encontro dele com DEUS, quando o buscou por causa do medo, devido o reencontro com seu irmão, Esaú.
Este período da vida de Jacó me faz pensar em Jacó idoso, mas experiente marcado por DEUS, apoiado sobre seu bordão, abençoando seus netos e adorando a DEUS.

Baseado no texto de hoje, pense e medite nestas questões:
1. O encontro que Jacó teve com DEUS marcou sua vida em duas partes: Antes e depois. Tua vida está dividida entre o antes e depois do encontro com DEUS?

2. Depois que Jacó foi marcado por DEUS, começou a mancar e se apoiar no seu bordão. Sobre qual bordão estás apoiado?

3. Tens sido um abençoador?

4. Tens sido um adorador?

OREMOS: Querido DEUS de Abraão, Isaque e Jacó, abençoa-nos marcando-nos de maneira que possamos abençoar os outros, e adorar a ti.

Nenhum comentário: