sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

devocional diário 14 de janeiro de 2011

TEXTO: II Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

CONTEXTO...
O texto de nosso devocional de hoje está inserido na segunda epístola que Paulo escreveu ao seu discípulo Timóteo, e também a todos os cristãos de todo o mundo em todas as épocas, aproximadamente em 66 ou 67 d.C, durante sua prisão em Roma.

Paulo estava praticamente só na prisão; apenas Lucas estava com ele. Paulo escreveu esta carta com a finalidade de “passar o bastão” para a nova geração de líderes da Igreja.
O apóstolo também pediu a visita de seus amigos e seus rolos de papel, especialmente os pergaminhos – possivelmente parte do Antigo Testamento.

Esta epístola pode ser estudada assim:
PRIMEIRA PARTE – Fundamentos do serviço cristão (1:1 – 2:26);
SEGUNDA PARTE – Tempos difíceis para o serviço cristão (3:1 – 4:22).

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Muitos com a desculpa para não obedecerem os ensinamentos biblicos, argumentam que a Bíblia foi escrita por homens pecadores - VERDADE!

Mas, além desta verdade, existem outras verdades que deveriam encorajar todo ser que respira a depender da Bíblia como alimento, remédio, direção, proteção e segurança:

Primeira verdade, a Bíblia foi inspirada por DEUS.
Isto significa que DEUS falou e o homem escreveu.
DEUS é a fonte e o autor final da Bíblia. Embora escrita por homens, a Bíblia mantém o pleno peso da autoridade divina.

Segunda verdade porque todo ser que respira deve depender da Bíblia como alimento, remédio, direção, proteção e segurança: A Bíblia é útil para o ensino.
A Bíblia não é uma coleção de histórias, fábulas, mitos ou idéias meramente humanas a respeito de DEUS. 
A Bíblia é o nosso padrão para testar tudo o que é declarado como sendo verdade.
A Bíblia é a proteção contra os falsos ensinos e a fonte de direção para o nosso modo de viver.
A Bíblia é a nossa única fonte de conhecimento sobre como podemos ser salvos.
DEUS quer lhe ensinar o que é verdadeiro e eterno.

Terceira verdade porque todo ser que respira deve depender da Bíblia como alimento, remédio, direção, proteção e segurança: A Bíblia é útil para repreensão!
Isto significa que a Bíblia é autoridade máxima que se deve utilizar para repreender aqueles que não estão em sintonia, em obediência a DEUS.
Repreender significa mostra o erro, a falha!

Quarta verdade porque todo ser que respira deve depender da Bíblia como alimento, remédio, direção, proteção e segurança: A Bíblia é útil para correção!
Isto significa que a Bíblia é autoridade máxima que se deve utilizar para corrigir alguém que foi repreendido em algum erro, em alguma falta.
Assim como a repreender significa mostrar o erro, a falha; corrigir significa mostrar a direção, o caminho.

Quinta verdade porque todo ser que respira deve depender da Bíblia como alimento, remédio, direção, proteção e segurança: A Bíblia é útil para educação na justiça!
Isto significa que a Bíblia é autoridade máxima que se deve utilizar para educar alguém que não quer viver sendo repreendido e corrigido.

Quero concluir nosso devocional de hoje levantando algumas questões para refletirmos:
1. Quanto tempo dedicamos para leitura, meditação, reflexão e estudo da Bíblia?

2. Temos sido ensinados e educados pela Palavra ou constantemente repreendidos e corrigidos?

OREMOS: PAI SANTO, dai-nos fome e sede pela tua Palavra e ensina-nos e educa-nos para que não façamos parte do grupo que passa a vida sendo repreendidos e corrigidos, em nome de JESUS Amém!


Nenhum comentário: