segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

devocional diário 3 de janeiro de 2011

TEXTO: TIAGO 1:6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

CONTEXTO...
O texto de hoje está inserido no contexto da epístola de Tiago, irmão mais velho de JESUS, conforme Mateus 13:55.
No começo, Tiago não acreditava que JESUS fosse o MESSIAS, conforme João 7:2-5. Posteriormente, creu, alcançou posição de destaque e passou a ser reconhecido como o supervisor principal da igreja na Judéia.

Tiago, um dos líderes da Igreja em Jerusalém, escreveu esta epístola em 49 d.C., antes do Concílio de Jerusalém, ocorrido em 50 d.C., próximo do fim da vida, depois de ter pastoreado durante 30 anos, a igreja na Judéia; esta epístola foi endereçada a cristãos judeus, dispersos entre as nações, e também para todos os crentes em JESUS CRISTO em todas as épocas até o SENHOR voltar.

Tiago escreveu esta carta para cristãos judeus que tinham sido espalhados por todo o mundo mediterrâneo por causa da perseguição. Esta carta pode ter um rico significado para nós, pois nos lembra de que, a fé genuína, transforma vidas. Somos encorajados a colocar a nossa fé em ação. É fácil dizer que temos fé, mas a verdadeira fé produz ações amorosas, respeitosas em relação aos outros.

Tiago trata dos seguintes assuntos nesta epístola:
Provações, Perseverança, Sabedoria;
Riquezas, Tentações e Novo Nascimento;
A Língua, O pecado e a Religião pura;
O Favoritismo;
Fé e Obras;
A Mentalidade mundana;
Paciência e Oração.

A Bíblia freqüentemente compara a bondade com a luz, e o mal com as trevas.
Os luzeiros do firmamento variam em magnitude e são sujeitos a fases, eclipses e sombras. Em última análise, DEUS é o autor da luz. NELE não há variações de brilho ou claridade. Não existem flutuações em seu caráter.

CONTEXTUALIZAÇÃO...
Tiago está encorajando aos leitores, dos quais fazemos parte, que peçamos sabedoria a DEUS.
Esta sabedoria não se adquire com “real”, nem “dólar”, nem tampouco com “euro” ou “yene”.
Esta sabedoria também não se consegue nas universidades. Por mais estudioso que alguém seja não conseguirá esta sabedoria através de estudos, livros, etc.
A sabedoria que Tiago está nos encorajando pedir ao SENHOR é aquela que se recebe do SENHOR, quando pedimos em oração.
É aquela sabedoria que recebemos para situações dramáticas, trágicas, incalculáveis, que a matemática, álgebra, geometria, etc; não ajudam.
É aquela sabedoria que precisamos quando um relacionamento está deteriorado, quando não sabemos o que fazer, e somos orientados, dirigidos por esta sabedoria que o SENHOR nos dá liberalmente, quando o pedimos.
Mas, Tiago adverte que precisamos pedir sabedoria com fé, que é um dos assuntos também desta epístola. Pessoas com um pouquinho de dúvida, não têm fé, nem sabedoria.

Não devemos acreditar apenas na existência de DEUS, mas também em seu cuidado amoroso. Isto inclui confiar em DEUS e ter esperança de que ELE ouvirá e responderá quando orarmos. Devemos deixar de lado a nossa atitude crítica quando formos a ELE. DEUS não nos concede pedido irrefletido ou egoísta. Devemos confiar que o SENHOR alinhará os nossos desejos com os seus propósitos.
Uma mente com dúvidas é uma mente dividida, desta forma nossas orações são ouvidas, mas não são respondidas,
Uma mente com dúvidas é semelhante uma onda no mar, parece que ela vai destruir, acabar com a praia, mas não, ela desaparece na praia.
Precisamos guerrear contra estas oposições em nossa mente, para que possamos pedir ao SENHOR sem duvidar e receber, porque o SENHOR é bom!

ORAÇÃO: QUERIDO DEUS E PAI, obrigado por esta inspiração de hoje, e por isso, te pedimos que derrame sobre cada leitor tua sabedoria em nome do NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. AMÉM!

Nenhum comentário: